Evento

VII ENCONTRO SOBRE ABELHAS RIBEIRÃO PRETO
DE 12 A 15 DE JULHO DE 2006

Texto: Prof. Dr. Evandro Camillo - Presidente da Comissão Organizadora - VII Encontro Sobre Abelhas - Ribeirão Preto
CONSIDERAÇÕES SOBRE O VII ENCONTRO SOBRE ABELHAS - RIBEIRÃO PRETO  

Há exatos quatorze anos, aconteceu no Brasil a primeira de uma série de 'Encontros sobre Abelhas' que reúne cientistas brasileiros e estrangeiros, estudantes e estudiosos com a finalidade de compartilhar as mais recentes novidades nas diversas áreas da biologia destes insetos. Nestes 'Encontros', temas tão distintos quanto 'O Impacto das Abelhas Africanizadas nas Américas', 'Nidificação e Estrutura de Comunidades de Espécies Solitárias', 'Sistemática', 'Morfologia' 'Fisiologia', 'Genética' e 'Patologia' de Abelhas', 'Polinização', 'Produtos Apícolas', 'Biodiversidade' e 'Conservação' são motivos de conferências e palestras ministradas para uma audiência atenta e entusiasta. Os trabalhos se sucedem ao longo de quatro dias, pela manhã e à tarde, às vezes entrando pela noite. Os intervalos são aproveitados para conversas em torno de assuntos específicos - obviamente relacionados a abelhas, e para a apreciação de Posters preparados principalmente por estudantes de Pós-Graduação que assim têm a oportunidade de expor os resultados de suas pesquisas. Neste agradável momento de confraternização proporcionado pela Sessão de Apresentação de Posters, degusta-se um bom vinho, gentilmente oferecido pelos organizadores do 'Encontro' e por que não, ansiosamente esperado pelos participantes. São dias de intensa atividade intelectual e, com certeza, os participantes chegam ao término destas reuniões sabendo muito mais sobre estes insetos de grande importância para a economia de nosso país.

O mais recente 'Encontro sobre Abelhas', em sua sétima edição, foi organizado assim como os anteriores pelos programas de Pós-Graduação em Entomologia e Genética do campus da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e realizou-se de 12 a 15 de Julho pp, no Hotel JP, nesta mesma cidade. Congregou pesquisadores do Brasil (de 18 estados da federação!) e de outros países (Alemanha, Austrália, Holanda, Noruega, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Argentina, México, Venezuela e Colômbia) que utilizam as abelhas como modelo em seus estudos. Estes renomados cientistas, com reconhecida atuação nos mais diversos aspectos da biologia de abelhas ministraram palestras e participaram dos dezessete simpósios programados para este 'Encontro'. Dois destes simpósios versaram sobre o Projeto Multinacional: "Pollinators for Sustainable Agriculture Through an Ecosystem Approach" organizado e coordenado pela FAO, com a participação do Ministério do Meio Ambiente e pesquisadores brasileiros. A programação também contemplou mestrandos e doutorandos que apresentaram comunicações orais. Quanto a este aspecto, é interessante frisar que a proposta inicial para a realização destes 'Encontros' partiu de um grupo de alunos da Pós-graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, que em 1992 se propuseram a realizar a primeira destas reuniões como um foro para a apresentação de suas pesquisas de Mestrado e Doutorado. Como se vê, a idéia vingou. A pronta adesão de 450 estudiosos de abelhas, a quem costumamos chamar 'abelhudos', evidencia a importância deste evento no cenário nacional e internacional. Estas Reuniões se configuram como excelentes ocasiões para a divulgação dos progressos realizados no campo da biologia de insetos, principalmente no que concerne aos insetos sociais.

Neste 'Encontro' de 2006 foram celebrados os 50 anos da introdução da abelha africanizada em nosso país. Estes anos foram marcados por um aumento substancial das pesquisas sobre abelhas realizadas no Brasil e do número de publicações científicas. Além disto, o desenvolvimento de novas técnicas de manejo foi relevante e trouxe progresso para a atividade apícola. Curiosamente, e parecendo comemorar esta data de aniversário, concretizou-se neste ano de 2006 um projeto de fundamental importância para o progresso das pesquisas em abelhas: o seqüenciamento e anotação do genoma de Apis mellifera, realizado por um consórcio de pesquisadores, alguns deles brasileiros. Tal avanço no conhecimento sobre abelhas contribuiu para a atmosfera científica evidentemente otimista do 'VII Encontro' que se encerrou após quatro dias de profícuo trabalho com um aguardado churrasco de confraternização, como não poderia deixar de ser.

Retorna à página anterior