Editorial

A MESMICE APÍCOLA BRASILEIRA

Nos anos em que são realizados os congressos brasileiros de apicultura e agora, os de meliponicultura, verifica-se uma movimentação extraordinária do Setor Apícola, nos meses que antecedem os eventos e, em especial, com relação á Confederação Brasileira de Apicultura.

Muitos ideativos de plantão surgem com idéias extraordinárias para o desenvolvimento da apicultura e deles próprios.

Durante os eventos então, salve-se quem puder, mais parece um enxame sem rainha, cada um tem a solução para o desenvolvimento do setor; para a colocação da produção; para remunerar melhor o apicultor; para aumentar a produtividade; etc.etc..

Findos os eventos e eleito o novo Presidente da C.B.A . os ideativos de plantão retornam aos seus lares e começa um período de mesmice apícola e, todos, com o sentimento do dever cumprido. "Participei dos congressos, opinei, fiz a minha parte".

Segue-se agora um período de ausência de acontecimentos novos e variados; marasmo; inatividade, no que concerne às políticas apícolas, até aproximar-se novamente os próximos congressos, de apicultura e de meliponicultura, quando os ideativos de plantão reaparecem para cobrar o que eles acham que não foi feito e dar novas idéias do que deveria ter sido feito.

O Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, que muitos já não lembram nem o seu nome, coitado, ficará sozinho até os próximos congressos.

Essa é a mesmice apícola brasileira que dura cerca de dezoito meses e que é o motivo do baixo desenvolvimento da apicultura brasileira.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior