Editorial

O COMPROMISSO FOI CUMPRIDO!

No editorial da edição passada comentamos o compromisso que o Setor Apícola Brasileiro tinha a partir do dia 22 de maio de 2006, início do XVI Congresso de Apicultura e do II Congresso Brasileiro de Meliponicultura, na cidade de Aracajú, no Estado de Sergipe.

Paralelamente aos eventos mencionados ocorreram reuniões calorosas com os representantes dos Entrepostos e do Ministério da Agricultura, tratando do embargo imposto pela União Européia ao mel brasileiro, em função da falta de Laboratórios credenciados para as análises de resíduos no mel.

As manifestações, inicialmente acaloradas, deram lugar para o entendimento o que resultou numa Proposta de Cooperação que foi encaminhada, em comum acordo, pelo Setor Apícola e pelo Ministério da Agricultura, que esperamos, possa derrubar o Embargo e reiniciar as exportações do mel brasileiro.

De outro lado, não menos acalorada foi a mobilização do Associativismo Apícola Brasileiro para a eleição do Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura. Depois de muita mobilização chegou-se ao consenso com a formação de Chapa Única, o que mostrou a preocupação do associativismo em manter a união do setor.

Há que se destacar que tivemos na abertura do congresso a implantação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos Apícolas, a qual teve a sua primeira reunião no dia 23 de maio de 2006 e que será um importante Foro para a implementação de uma política apícola que possa impulsionar a Apicultura Brasileira.

Encerrado o Evento todos sentiam que o compromisso foi cumprido.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior