Comentário

Néctar e Pólen ligados à computação

Texto: Reynaldo Guilherme Kramer, Diretor Técnico da APACAME.
É meio estranha essa ligação, mas vamos explicar.

A botânica é sem dúvida e a origem da nossa sobrevivência e também do reino animal e aquático.

Com o crescimento populacional e, conseqüentemente de consumidores acabou a estória de "catar" e "caçar".

Foi então preciso criar culturas e plantações, e criar animais confinados e rebanhos. Foi preciso observar o ciclo do clima e acompanhá-lo, e para analisa-lo, foi preciso registrar e criar tabelas. Começou a necessidade da escrita, que no nosso tempo com o auxílio da computação tornou-se tarefa tão simples, e comunicativa.

Néctar e pólen são fundamentais na reprodução vegetal, "campo de atividade" das nossas abelhas. Dentro desses parâmetros temos vegetais com maior ou menor porcentagem de Pólen (P), e Néctar (N).

Quem estuda, ou apicúlta, ou vai instalar ou remanejar pasto apícola deverá conhecer isso.

Existe então uma tabela avaliadora para tais fins.

Ela é assim:

0 = nada
1 = pouco
2 = regular
3 = muito
4 = ótimo

Ela é aplicada na Europa há muito tempo, e como estagiei lá, senti a simplicidade dela e funciona da seguinte maneira: Um exemplo nacional: flor do milho: N = 0, P = 3; eucaliptos N = 4, P =4.

Esses valores numéricos são demonstrativos visuais com finalidade comparativa de grandezas. É muito fácil de estabelecer, criar as tabelas para nossa flora. É só começar a registrar. O departamento técnico da APACAME se propõe a elaborar uma tabela com a ajuda dos apicultores e, com o tempo, a publicá-la para conhecimento de todos.

PS: Nota do autor: Minha fonte de dados é de literatura alemã. Lembro que essas tabelas também existem para categorias de hotéis 1 a 5 estrelas; para avaliação de filmes cinematográficos 0 a 4 estrelas, valores de poluição etc.
Retorna à página anterior