Comentário

ESTIVEMOS LÁ!
CONGRESSO INTERNACIONAL DE APICULTURA APIMONDIA 2005

Texto: Reynaldo Guilherme Kramer, Diretor Técnico da APACAME.

Uma parte da caravana da APACAME
em frente ao hotel, na cidade de Sublin, Irlanda

Depois de uma longa viagem, demora na conexão, fuso horário de 5 horas, chegamos com duas horas de atraso à abertura da 39ª APIMONDIA - 2005, realizado de 21 a 26 de agosto, na cidade de Dublin, capital da Irlanda, no edifício da ROYAL DUBLIN SOCIETY - RDS, que foi fundada em 1731, com a finalidade de cultuar a vida animal, e localizado a 1,5 km do centro.

Soubemos posteriormente que eram só discursos em inglês, pouca e curta festividade.

A área da exposição em amplo local talvez (80 x 100m), no andar térreo e coberto, devido a intempéries, mas com varias sub divisões; três auditórios para as palestras, conferências, uma praça da alimentação, que normalmente é usada como referência, para encontros de amigos ou grupos como o nosso, com cerca de 30 x 30 metros, mas com poucas mesas e cadeiras para o volume de visitantes que deveria ser em torno de 3.000; no canto, uma seta bem visível indicando: bar- restaurante. Tudo na Irlanda se paga ...

Nosso pessoal chegando ao
APIMONDIA 2005


Os estandes montados em fila indiana e aquarteirados, eram bem coloridos e bem equipados com folhetos, mas só em inglês.

Minha "bronca" é que idioma, avisos, trabalhos, apresentações, anais, comunicação, tudo, tudo em inglês, o que reduz o poder de comunicação e o entendimento.

No Concert Hall havia tradução simultânea para alemão, francês, espanhol, Inglês e Irlandês, mas para temas lá apresentados. Espero que os trabalhos apresentados pelos brasileiros, com muita propriedade e novidades cheguem ao conhecimento dos nossos apicultores, aos estudiosos, como eu, mas em português e, até (por que não?) publicados, paulatinamente na revista Mensagem Doce.

Vista Panorâmica parcial da ApiExpo 2005


Entre as muitas novidades apresentadas a APILANI Máquinas e Equipamentos Técnicos Ltda. trouxe para mim uma boa novidade: uma laminadora de cera contínua, que faz tiras de cera com a espessura, comprimento e largura desejáveis.

Outra grande novidade foi a internacional apimondia Village, área dedicada a competições, e world honey show, onde os méis inscritos, com respectivos preços, bem como os derivados apícolas eram expostos e analisados, classificados e premiados por um grupo de técnicos que chamaram nossa atenção pela sua idade e dedicação.

A Nair Alimentos e Cosméticos Naturais Ltda., por exemplo, apresentou uma serie de produtos como: sabonetes, xampus, e uma bebida de mel como aperitivo, com "segredinhos", ao concurso.

Esse tal World Honey Show, aconteceu pela primeira vez, e é a demonstração de todos os méis do mundo, é claro que enviados a tempo para apreciação ao público em tipo, cor, origem floral; devido à localização privilegiada do stand quanto à iluminação solar, houve um visual deslumbrante de cores aos méis expostos, digno de muitas fotos.

Nosso diretor técnico Reinaldo Kramer
no setor de concursos da APIMONDIA 2005


Despertou o nosso interesse também as colméias confeccionadas em Stiropor em forma de caixas inteiriças ou em seções para serem posteriormente montadas e pregadas nos vários modelos; também, núcleos de fecundação, núcleos para pequenos povos que são uma "gracinha", parecendo embalagens de bombonieres, que quais já possuem separadores para os pequenos quadros que, por sua vez, já são de medida múltipla e podem ser encomendadas pintadas na cor desejada e compostas de: fundo, ninho, melgueira e tampa encaixada à prova de chuva. As nossas colméias em questão seriam modelo Langstroth, encontradas nos stande da Polônia, da Alemanha, Áustria etc.

Apreciamos muitos vídeos como: diversos manuseios, emprego de novos materiais, extração de mel, centrifugação; por sua vez, a China e o Japão com a sua técnica de apiterapia, fatores de atividades enzimáticas, estudos de aplicação de extratos destilados de plantas em mel com finalidade de acrescentar enzimas, fatores e níveis farmacológicos de plantas.

Esse assunto ainda virá a ser desenvolvido e aplicado no Brasil em nível científico, porque no momento há somente opiniões.

Membro da comissão julgadora
observa os méis do concruso.


A APACAME adquiriu um conjunto de criação de rainhas com todos os seus detalhes, que certamente irão enriquecer aos nossos cursos e palestras sobre o assunto. Houve muitos trabalhos sobre doenças como Bacilus, Varroa destructor. Muito se falou de pragas e assisti, numa das palestras, o tema do besouro (Aethina tumida) que se aloja no ninho, cuja história é mais ou menos assim: em novembro de 2004, os apicultores franceses mediante uma carta aberta se manifestaram contra o mau controle sanitário referente à importação de 3.000 rainhas do Texas, e de um lote foi adquirido em Portugal; os apicultores "acordaram" e reclamam, baseados na lei dos direitos estabelecidos na convenção da EU - é proibido a importação de bichos, insetos, etc., de um país conhecido pelas suas contaminações - (parece-me que a Loque-americana também foi introduzida na Europa acidentalmente durante a guerra, no chocolate enviado como alimento aos soldados americanos, e que na embalagem jogada fora as abelhas foram contaminadas).

Portugal "pôs a boca no mundo" quando lá se descobriu o besouro. Mas Portugal, pelo rigor da lei, queimou as colméias e dedetizou até a terra.

Entre muitos outros trabalhos super interessantes, ainda um trabalho curioso, ao meu ver, oriundo e elaborado pela China Medical University, Taichung, Taiwan: os efeitos terapêuticos da Apiterapia sobre a celulite - adivinhem quem mais se interessou pela beleza estética!

Nossos companheiros da esquerda para a direita:
João Sobenko, Reynaldo G. Kramer, Shinji Bomura,
Henrique F. E. Breyer e Renato Zucco visitando a
sede da Randalstown And District Beekeepers
Association durante a visita técnica
do APIMONDIA 2005.


É claro, que se tem muito para escrever, e ressalto as diversas excursões técnicas; nós, do grupo APACAME, selecionamos a da Irlanda do Norte (aquela ligada ainda à Inglaterra e que vive brigando pela emancipação) onde visitamos uma associação apícola com 10 caixas no local da sede, cujas abelhas trabalhavam, trazendo pólen com uma temperatura de 15º C e um vento "danado", instalada em uma casa de madeira com medidas de 4,5m de largura, 10m de comprimento, altura aproximada de 3m, com divisão separada e isolada para entrega das caixas, dos quadros operculados; uma centrifuga bem modesta de dois quadros estava estacionada "meia envergonhada" num canto, mas foi admirada e tocada por todos os presentes. Foi-nos servido refrigerante à vontade, explicado todo o trabalho, e a luta num pais frio e de florada rápida, que nós brasileiros tivemos que procurar com "binóculo".

Foi corrido, mas gratificante, e valeu a pena.

Abraços do Kramer.

Vista externa da sede da Randalstown
And District Beekeepers Association.


PARTICIPAÇÃO DO PSI MEL NORDESTE SEBRAE/APEX na APIMONDIA 2005

O BRASIL se fez presente na APIMONDIA /APIEXPO 2005, na Irlanda, considerada a mais importante mostra mundial do segmento do mel, através do Projeto Setorial Integrado - PSI de Promoção das Exportações de Mel do Nordeste, liderados pelos SEBRAE da Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte, com o apoio financeiro da APEX.

O nordeste é a terceira área produtora de mel brasileira com 7 mil tons/ano, destacando-se floradas especiais como marmeleiro, cipó uva, além das tradicionais floradas de flores silvestres, laranja e eucalipto.

No estande de 48 m2 do SEBRAE/APEX participaram as empresas, Floramel, A Realeira e Proapis do Piaui, Flor Nativa da Bahia, Turimel do Maranhão, dentre outras.

O estande atraiu uma grande visitação dos compradores internacionais de mel, permitindo a realização de diversos contatos e concretização de negócios, cujos resultados parciais indicam exportações a curto prazo de 3contêineres/mês, equiva-lentes a 200 tons/mês para os Estados Unidos, a partir do próximo mês, de méis produzidos no Maranhão e Bahia. Alem disto, foram feitos diversos novos contatos para cera de abelha, própolis e mel orgânico. Existem também perspectivas de negociação de equipamentos para a apicultura.

O Estande SEBRAE / APEX transformou-se
no ponto de encontro dos brasileiros
durante a ExpoApis 2005.


A participação do SEBRAE foi organizada pela empresa baiana, L&F Solutions Consultoria e Negócios Internacionais, que acompanhou todas as fases do projeto, antes e durante a APIMONDIA, inclusive divulgando a participação das empresas do Nordeste junto aos principais brockers mundiais do segmento do mel, importadores irlandeses de alimentos dentre outros. luciano Freitas - L&F Solutions

Participação da professora e pesquisadora Dra. Ligia Bicudo de Almeida Muradian da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo na APIMONDIA em Dublin, Irlanda em agosto de 2005.

A Professora apresentou quatro trabalhos científicos na forma de apresentações orais no dia 22/agosto/2005 na Seção: "Beekkeeping Technology and Equipment", "Simposium 1: Analysis of Bee products" com os seguintes títulos:

Vitamin E content in Brazilian pollen pellets - preliminary study

10-HDA as a chemical marker for pure royal jelly and royal jelly products

Artepillin C content of Brazilian propolis Main sugar composition of Brazilian

Meliponinea Honey - preliminary study

Participou também da reunião dos membros do "Intenational Honey

O destaque do estande SEBRE / APEX
foi a APILANI - Máquinas e Equipamentos
Técnicos Ltda.


A pesquisadora participou da reunião anual da "International Honey Commission". É a única repre-sentante do Brasil nesta comissão que tem como principal objetivo o de melhorar os métodos de análise de méis e outros produtos apícolas assim como propor critérios de qualidade para esses produtos. Na reunião foram apresentados pela Professora Ligia os resultados de trabalhos brasileiros referentes aos grupos de estudo sobre geléia real, pólen e méis de abelhas sem ferrão.

Na feira "World Honey Show" foi possível uma integração pesquisadores/apicultores e empreendedores podendo-se conhecer vários expositores internacionais e também brasileiros. Como brasileiros podemos destacar a participação do SEBRAE, APILANI E CEARAPI.

Profa. Dra Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental
Av. Prof. Lineu Prestes 580. Bloco 14
CEP 05508-900 São Paulo - SP
Tel 55-11-30913684
Fax 55-11-38154410
(University of São Paulo, Brazil).
Retorna à página anterior