Notícia

IMPORTANTE REUNIÃO DAS ENTIDADES APÍCOLAS DO MERCOSUL

Fonte: Boletim eletrônico da SADA 107.
No sábado, dia 25 de junho de 2005, teve início o 1o Congresso de Apicultura do MERCOSUL, realizado em Punta Del Este - Uruguay, onde se reuniram representantes das associações apícolas do MERCOSUL, com o objetivo de analisar a problemática apícola regional e gerar políticas comuns, ações que tenham como origem o acordo firmado em Assunção (Paraguay) no ano anterior.

A reunião foi presidida pelo Dr. Walter Fierro, Presidente da SAU, o qual estava acompanhado de vários membros da instituição junto com outros representantes setoriais do Uruguay. O Prof. Joail Abreu, Presidente da Confederação Brasileira de Apicultores (CBA), representou o Brasil junto com o Presidente da Federação Cata-rinense de Apicultores e o Eng. Aroni Sattle como assessor científico. Pela Argentina estiveram presentes Lucas Martinez, Presidente da SADA junto com Roberto Imberti, secretário da SADA e Pablo Aufdermaur, tesoureiro da SADA, Julián Rodrigues, Presidente da FACAP, o Mécido Veterinário Daniel Aguerregaray, representante oficial da Pcia. de Mendoza, o Eng. Enrique Bedascarrasbure, Coordenador Nacional do PROAPI e a Sra. Malú Lentino, da empresa Congressos Internacionais que acompanhou a comitiva da SADA. Pelo Chile estiveram presentes a Medica Veterinária Lisette Peña, repre-sentante do Ministério da Agricultura da sexta região e o Eng. Marcelo Henrique B. , Coodenador PDP Apícola, ambos integrantes da Mesa Apícola Nacional do Chile.

Como assistentes haviam representantes de Cuba e Venezuela. Dentro dos temas tratados foi analisada, com preocupação, a baixa dos preços internacionais do mel, que põem em jogo a sobrevivência de muitos apicultores da região, salientando-se o aumento da produção mundial de mel como uma das principais causas desta baixa.

O representante da CBA propôs gerar campanhas regionais de aumento do consumo interno dos produtos apícolas, tentando, por este mecanismo, minimizar os saldos exportáveis e gerando um balanço nos preços que possam sustentar a apicultura da região, proposta que foi fortemente apoiada e ampliada pelos representantes da SADA. Na reunião estava presente o Delegado a FAO - Uruguay que sugeriu a possibilidade de gerar um projeto a nível regional que tenha como principal objetivo o desenvolvimento do mercado interno de cada país, como também a utilização dos produtos a nível apiterapéuticos propostos pelo Dr. Fierro. Foi muito debatida a criação de uma nova organização regional que concentre os apicultores sul-americanos.

Por último o presidente da SADA expôs os avanços da apresentação da candidatura regional para que o MERCOSUL seja sede do Congresso Internacional de Apicultura da APIMONDIA em 2009, na cidade de Mendoza, ressaltando a participação conjunta das entidades no Congresso de Dublin - Irlanda. As entidades presentes renovaram o seu compromisso de apoio e participação.

Como encerramento da reunião se debateu a continuidade do Congresso do MERCOSUL, com sedes rotativas. Os representantes do Chile sugeriram que os países interessados em ser sede gerem uma proposta, como se realiza na APIMONDIA, e que sejam as entidades da região as que decidam as sedes dos congressos. O Presidente da SADA propôs que os congressos se realizem nos anos pares para não se sobrepor com os da APIMONDIA. Ficando pendente da data e lugar da próxima reunião, se encerrou o encontro com o compromisso das entidades se-guirem trabalhando em conjunto.

Retorna à página anterior