Homenagem


Faleceu aos 65 anos no dia 12 de fevereiro em Rio Claro, São Paulo o Prof. Dr. Antonio Carlos Stort. Ele foi aluno da primeira turma de formandos do Curso de História Natural pela antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro em 1962. Obteve seu doutorado em 1974, pela USP, São Paulo e a Livre-Docência em 1979, pela UNESP.

Posteriormente foi aprovado em concurso público para Professor Titular do Depar-tamento de Biologia do Instituto de Biociências de Rio Claro, UNESP, Rio Claro, São Paulo.

Iniciou sua carreira como professor na antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, quando ainda era instituto isolado. Poste-riormente transferiu-se para a UNESP de Rio Claro onde aposentou em 1993.

Em Rio Claro, foi chefe do Departamento de Biologia e Vice Diretor do Instituto. Também foi membro associado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Foi um dos muitos orientados do Dr. W. E. Kerr. Seu trabalho contribuiu muito para o conhecimento da biologia e comportamento das abelhas africanizadas e do processo de africanização que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960. Foi o pioneiro no desenvolvimento de uma metodologia para avaliar o comportamento defensivo/agressivo das abelhas. Essa metodologia, utilizando a famosa bolinha de camurça preta, ficou conhecida como Teste de Agressividade de Stort. Posteriormente também foi pioneiro no Brasil em estudar as estruturas sen-soriais presentes nas antenas das abelhas. O resultado final destes trabalhos, levou-o a formular uma teoria para explicar as diferenças no comportamento agressivo entre as colméias e entre as diferentes subespécies de abelhas, associando genes que controlam o compor-tamento com genes que controlam as estruturas sensoriais.

A lista completa dos seus artigos publicados pode ser encontrada no site do CNPq (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv).

Como pesquisador publicou cerca de 150 trabalhos artigos científicos em revistas especializadas e anais de congressos e 10 capítulos de livros. Orientou diversos alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Eu tive a felicidade de ser o primeiro dos seus orientados, tanto no mestrado como no doutorado.

Prof. Dr. Osmar Malaspina
Depto de Biologia e Centro de Estudos de Insetos Sociais
Instituto de Biociências de Rio Claro
UNESP - São Paulo.

Retorna à página anterior