Comentário

ORA-PRO-NOBIS - QUE FLORES SÃO ESSAS?
(Pereskia aculeata)

Texto: Prof. Sebastião Ramos Gonzaga- Presidente da Associação Paranaense de Apicultores - APA.
Há mais de 6 anos plantamos na sede da Associação Paranaense de Apicultores - APA, no Bairro de Santa Cândida, Curitiba - PR, uma muda de uma espécie de trepadeira, provida de miríades de espinhos, que tinha rápido crescimento e que suas flores eram visitadas pelas abelhas.

Decorridos 2 anos iniciaram a floração que realmente as flores foram visitadas pelas abelhas em profusão. As flores emanam um aroma forte, intenso de cujas anteras nota-se a riqueza de pólen, que as serem visitadas pelas abelhas caem os grãos sobre as folhas.

Neste 2005, ela flo-resceu em 10 de março. Deve florescer duas vezes ao ano. Em setembro, variando de região para região, depen-dendo do tipo de solo e clima.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Nas observações du-rante a floração consta-tamos como segue:

1-Duas semanas antes da explosão da florada, aparecem uns botões revestidos externamente pelas sépalas.

2-Aproximando-se o momento do desabrochar das flores, os botões ficam exa-geradamente grandes.

3-Ficam num processo de letargia na forma de botão por mais de 3 a 5 dias.

4-está no decorrer des-ses dias para explodir em flores.

5-De repente, numa manhã antes de você chegar perto, a Ora-Pro-Nobis, sente-se um cheiro suave, intenso do seu perfume.

6-Ao chegar bem junto das flores, você verifica a verdadeira loucura de abelhas, visitando e coletando pólen e néctar. Espécies identificadas:
Scaptotrigona postiça (cheiro coco)
Melípona marginata
Melípona quadrifasciata quadrifasciata
Trigonas: Plebéias remota
Plebéia emerina
Plebéia meridionalis
Plebéia mosquito e
Tetragonisca angustula angustula - Jataí
Bombus: atratus
Morius
Borboletas: coloridas, de 4 espécies.

7- Ao chegar as 08:00 horas de 10/03/2005 na APA, ao passar defronte e TREPADEIRA,vi aquela lou-cura de abelhas dessas espécies de abelhas visitando as flores com uma avidez incomum. De digital na mão, fotografei, e o resultado,vocês que amam a natureza, podem ver.

8 - Particularidade: Nos meus 25 anos de criador de abelhas é a primeira vez que percebo que uma flor não é visitada pelo gênero Apis. NÃO EXISTIA UMA ÚNICA ABELHA COM FERRÃO SOBRE ELAS.



9-Temos ai, uma formidável interrogação para biólogos, zootecnistas, en-genheiros florestais e sobre tudo para pesquisadores anônimos como nós.

10-Até set/out, haverá frutos que armazenarão de 2 a 3 sementes.

11-Características do fruto:verde no princípio, ao amadurecer fica de uma cor amarelo-opaco, e envolta do mesmo, que tem a forma esférica como uma bola de gude com pequenos espinhos. Pássaros não comem.

12-As sementes ger-minam facilmente. Encami-nhei frutos para o meu colega criador de meliponídeos em Manaus, e já estão flores-cendo, é o José Raimundo Vidarico.

13-As flores perma-necem abertas das 08:00 horas da manhã até as 13:00 horas do mesmo dia. Aí deixam de serem visitadas e começam a murchar.

14-Gostaria, imensa-mente de propagar essa Ora-Pro-Nobis no Brasil inteiro,em especial ao centro de estudos e pesquisa, sabendo-se que suas folhas são riquíssimas em vitamina "A".

Humildemente sugiro a APACAME que reveja seus conceitos com relação a planta,conforme publicado na página 16 da revista n. 70, de março de 2003, a titulo de contribuição ao formidável papel que realiza no benefício da Comunidade Apícola Brasileira.

Abraço a todos do Sebastião Ramos Gonzaga - Presidente da Associação Paranaense de Apicultores - APA - Curitiba - PR.
E-mail: gonzaganativas@bol.com.br

NOTA DA REDAÇÃO:

Comunicamos por e-mail, ao prezado amigo Prof. Sebastião Ramos Gonzaga que a responsabilidade sobre o artigo publicado é do Autor que assina a matéria e que não reflete necessariamente a opinião da APACAME, nem da revista Mensagem Doce.
Retorna à página anterior