Notícia

APICULTURA BRASILEIRA RECEBE O PRIMEIRO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO!

No dia 18 de novembro na abertura do 1o Seminário Apícola da Universidade de Taubaté-UNITAU foi lançado o 1o Curso de Pós-Graduação Em Apicultura do Brasil. Saiba mais no texto a seguir!

OBJETIVOS
Este curso tem como objetivos o fortalecimento e a capacitação de profissionais de nível superior, atuantes na área de apicultura, para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos em ações de gerenciamento, manejo, qualidade e produtividade apícola.

O custo de especialização a distância é regido pela Resolução CNE/CES nº 1/2001 do Conselho Nacional de Educação e pelas normas da UNITAU: Deliberação CONSEP 140/98, Portaria PRPPG 166/99 e da Deliberação CONSEP nº 064/2003 e suas alterações.

MODO OPERACIONAL
Os mecanismos para interação aluno-professor serão facilitados pelo uso do sistema Teleduc de gerenciamento de cursos a distância que possui diversas ferramentas para disponibilizar material didático, interação aluno-professor-coordenação.

O Curso de Apicultura tem o Nível de Especialização portanto "Lato Sensu", e o sistema de ensino será por Educação a Distância, será realizado pelo Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU - Via Internet, com duração de 440 (quatrocentos e quarenta) horas. O curso será ministrado na forma de disciplinas. Isto significa que o profissional ligado ao setor de qualquer parte do país poderá fazer o curso. Ao curso também integram dois encontros presenciais portanto o aluno deverá também se programar para os referidos encontros.

A plataforma básica para o gerenciamento do curso será o sistema Teleduc, que já vem sendo utilizado pela Universidade de Taubaté para gerenciamento de cursos a distância (www.agro.unitau.br/~teleduc) por meio de um sistema eletrônico de gerenciamento de cursos a distância.

O curso será auto-instrucional com a distribuição dos diferentes módulos/disciplinas aos alunos pela internet que serão monitorados pelo professor do módulo do respectivo mês conforme calendário a ser divulgado aos participantes.

Os Certificados de Especialização serão expedidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação aos alunos que, no curso, obtiverem aproveitamento de, no mínimo, 7,0 (sete), além de aprovação em relação à apresentação de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Disciplinas


PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM APICULTURA POR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

COORDENAÇÃO:
Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto- UNITAU-SP

EQUIPE DE PROFESSORES:

Profa. Dr. Silvia Regina da Cunha
Funari - UNESP - Botucatu - SP
Prof. Dr. Dejair Messagem
UVF - Viçosa - MG
Prof. Dr. Ricardo de Oliveira Orsi
UNESP - Botucatu - SP
Pq. C. Dra. Cristiane Bonaldi Cano
Instituto Adolfo Lutz - SP
Pq. C. Dra. Maria Lurdes Selsnen
Instituto Adolfo Lutz - SP
Prof. Dr. Claudemir de Carvalho
UNITAU - SP
Prof. MS Luiz Eugênio Veneziani Pasin
UNITAU - SP
Prof. MS Gustavo Frederico Ribeiro Peão
UNITAU - SP

HABILITAÇÃO
Este curso de especialização destina-se à formação de recursos humanos para o exercício técnico e científico na área apícola.

IMPACTOS ESPERADOS:
O impacto imediato desse curso de Especialização em Apicultura será a formação de, no mínimo, 30 profissionais relacionados com o setor, em nível de especialização. Espera-se que após a conclusão do curso esses profissionais possuam os instrumentos necessários para contribuírem com desenvolvimento da apicultura em diversas regiões do país.

HOME PAGE
www.agro.unitau.br e E-mail lidia@agro.unitau.br

Retorna à página anterior