Associativismo

APACAME -25 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS A APICULTURA PAULISTANA, PAULISTA E BRASILEIRA.

Fundada em 19 de novembro de 1979, a Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melíficas Européias, sob a sigla APACAME, foi constituída como uma sociedade sem fins lucrativos, tendo como sede e foro a cidade de São Paulo, duração ilimitada e área de atuação ilimitada.

sede social da apacame
A sede social está localizada numa das salas do Prédio
Casa do Fazendeiro, dentro do Parque da Água Branca
em São Paulo-SP
Finalidade

Congregar apicultores, técnicos e aficionados para o intercâmbio, social e cultural, visando a difusão e melhoramento da apicultura racional. Estimular a produção de mel, cera, própolis, geléia real, enxames e rainhas selecionadas, materiais e equipamentos para a apicultura, o uso dos produtos das abelhas na alimentação natural, na apiterapia e na cosmética. Proteger a Natureza e promover a disseminação das plantas apícolas. Defender as abelhas indígenas. Constituir-se em órgão de informação dos Poderes Públicos e colaborar com o ensino oficial e particular na divulgação da apicultura. Inúmeros outros objetivos ligados à atividade associativista e cooperativista.


Patrimônio

As contribuições e doações dos sócios, bens e valores adquiridos e a renda por eles geradas.

Sede social da Apacame
Na sala de reuniões da APACAME grandes decisões foram
tomadas como por exemplo esta que tratou da Regulamentação
Técnica dos Produtos Apícolas. A diretoria da APACAME já se
reuniu 901 vezes nestes últimos 25 anos.


Órgão de Administração

Conselho da Administração
Diretoria Executiva (mandato de 2 anos);
Conselho Fiscal (mandato 2 anos);
Assembléia Geral.

O CONSELHO DA ADMINISTRAÇÃO

O Conselho da Administração é constituído pelo Presidente e Vice-Presidente e pelos Diretores de Departamentos Internos da APACAME, portanto, pelo total dos membros da Diretoria que, em determinado momento, são convocados pelo Presidente da APACAME para a função específica de Conselheiros, diferente das suas funções administrativa.
A intenção do Conselho da Administração é examinar, criticar, orientar e aconselhar as linhas gerais da conduta da APACAME, os problemas, a ética e as políticas adotadas ou a serem adotadas na consecução dos objetivos da Sociedade. Seus membros revestem-se das funções de fiéis depositários dos princípios morais, de fidelidade, nobreza e honradez que norteiam a sociedade, guardiões desses princípios em momentos de transição, embora sua permanência seja subordinada à do próprio Presidente que os designou.

Show room da APACAME
Ocupando uma sala de 120 m² a APACAME
funciona diariamente das 9:00 às 17:00.
Vista do Show Room.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA APACAME 2004 / 2005

Presidente: Dr. Constantino Zara filho
Vice-Presidente: Walter Moretti
1a-Secretária: Maria de Lourdes S. Herrera
Diretor-Tesoureiro: Carlos Roberto Rossi Pereira
Diretor-Jurídico: Dr. Mário Isao Otsuka
Diretor-Técnico: Reynaldo Guilherme Kramer
Diretor de Divulgação: Arcenio Balduino das Chagas

CONSELHO TÉCNICO

Reynaldo Guilherme Kramer
Dr. Constantino Zara filho
Theodoro Herrera Antonich
Jorge Guilherme Seyfart
João Sobenko
Carlos Augusto Priedols
Radamés Zovaro
Manoel Fernandes Bacalhau
Arrigo Serafini
Eng. Paulo Roberto Reis de Oliveira
Fábio D'Aprile

Filial da APACAME
A filial da APACAME que ocupa dois prédios
próprios localizados à Rua Dona Germaine Burchard, 208, Água Branca,
São Paulo-SP, onde diversos serviços são prestados aos associados.
CONSELHO FISCAL

José Maria da Silva Guimarães;
Jaime Antônio;
Álvaro Chaves de Oliveira.

APACAME ORGANIZAÇÃO INTERNA DEPARTAMENTOS

A APACAME está organizada em departamentos internos com atividades específicas, cada um deles subordinado a um diretor que orienta essas atividades, apresenta e discute seus planos de trabalho com a Diretoria Executiva e presta relatórios do andamento dos trabalhos.
Os Departamentos Internos relacionados a seguir são comandados por Diretores nomeados pelo Sr. Presidente, secundados por associados que mais se destacam no convívio da entidade.

A DIVISÃO EM DEPARTAMENTOS está formada como segue:

SEDE

Ocupando uma área de 120m2 localizada dentro do Prédio Casa do Fazendeiro, as atividades da sede social no Parque Fernando Costa - Parque da Água Branca envolvem o atendimento aos associados e visitantes, atendimento a consultas técnicas e resposta a correspondência, informações técnicas aos visitantes, inscrições nos cursos de aperfeiçoamento ministrados pela APACAME, atendimento pelo Departamento de Intercâmbio Cultural aos alunos das
Escolas de primeiro e segundo graus, Biblioteca, reunião semanal da Diretoria, xerox, fax, mimeógrafo etc.

Loja da APACAME
Fornecimento de equipamento apícola,
vestimentas e produtos das abelhas.
TESOURARIA

Comandada pelo nosso companheiro Carlos Rossi Pereira é responsável pelos recebimentos e pagamentos, a guarda dos valores, a escrituração dos livros contábeis, elaboração de Balancetes mensais, os quais são submetidos ao ConselhoFiscal.

JURÍDICO

Comandado pelo nosso companheiro Dr. Mário Isao Otsuka opina sobre questões jurídicas, instruí os associados sobre a legislação pertinente a montagem de Apiários e Entrepostos, responde a quesitos do Poder Judiciário quando solicitados.

CONTABILIDADE

Coordenado pela Tesouraria é, atualmente, executada por Escritório de Contabilidade externo especialmente contratado.

COMPRAS

Organiza grupos de compras dos associados diretamente na Indústrias de equipamentos e embalagens, seleciona materiais e equipamentos de qualidade, fecha contratos.

Méis
O mel não poderia faltar. Comprado dos associados
é processado em entreposto conveniado.
TÉCNICO

Comandado pelo nosso companheiro Reynaldo Guilherme Kramer reúne apicultores e técnicos para discutir informações técnicas sobre operações de manejo apícola ou de matérias publicadas em jornais, revistas nacionais e internacionais. Discute sobre materiais usados em apicultura. Examina e opina sobre novos inventos e equipamentos.

MEIO AMBIENTE

Comandado pelo nosso companheiro Dr. Keniti Aniya promove conferências convidando pessoas ilustres no terreno da defesa do meio ambiente, procura difundir a consciência da necessidade de proteger a natureza, condição essencial para o progresso da apicultura.

FLORA APÍCOLA

Comandado pelo nosso companheiro Dr. Keniti Aniya promove convênios com o Instituto de Botânica para cursos de Flora Apícola. Orienta a produção de mudas de espécies interessantes para a apicultura.

Caravana
A APACAME organiza caravanas aos Congressos Brasileiros de
Apicultura - C.B.A. desde 1984. São 20 anos de efetiva participação.
FILIAL

Funciona em prédio próprio, localizado à Rua Germaine Burchard, 208, ao lado do Parque da Água Branca é o local utilizado para o fornecimento de materiais, produtos e equipamentos apícolas, fornecimento do Selo da APACAME, troca de cera bruta por cera alveolada e atendimento ao público em geral.

APIÁRIO ESCOLA

Comandado pelo nosso companheiro Walter Moretti o Apiário-Escola é o local onde são ministrados os Cursos de Iniciação em Apicultura e se situa atualmente em Santana do Parnaíba, localidade distante 35 quilômetros do centro de São Paulo. O terreno é propriedade particular de um tradicional apicultor Sr. Benedito Chaves. Estão instaladas ali colméias da APACAME, além daquelas do próprio apicultor. As aulas teóricas também são ministradas naquele local, com muito boa aceitação pelos alunos participantes. No futuro o Apiário-Escola deverá estar acoplado ao Núcleo Rural, evidentemente em novo local.

Caravana


PLANEJAMENTO

Dependendo da matéria a ser estudada, são convocados pelo Sr. Presidente da APACAME os Diretores de Departamentos Internos ligados ao assunto, formando-se assim o Departamento de Planejamento que tem duração limitada. O Departamento funciona com regras próprias e regime de sigilo absoluto.

Caravana
A APACAME organiza caravanas aos Congressos
Internacionais de Apicultura - APIMONDIA desde 1987.
São 17 anos de efetiva participação.
ESTATÍSTICA

As dificuldades de se obter informações sobre os números da apicultura brasileira levam-nos a tentar montar nosso próprio centro de informações. Não é nossa idéia sair a campo fazendo levantamentos estatísticos, mas tão somente, de inicio, coletar os dados disponíveis, agrupá-los, dar-lhes forma visual adequada a cada caso, gráficos etc., e oferecê-los aos nossos associados ou a quem mais deles necessitar. O Departamento ganhará importância à medida que a APACAME for crescendo os seus próprios números, do seu desenvolvimento, se tornarem necessários para os planejamentos anuais.

IMAGEM E SOM

Comandado pelo nosso companheiro Reynaldo Guilherme Kramer cuida da apresentação de slides, filmes e fotografias, de apresentação de vídeos e cassetes. Promove concursos de fotografias. Monta e desmonta os aparelhos de projeção e de som usados nas reuniões mensais.

Caravana
APATUR DEPARTAMENTO DE EVENTOS

Comandado pela nossa companheira Cleide Zara o Departamento Interno da
APACAME, prepara e organiza as viagens das caravanas formadas pelos associados para visitar instituições sediadas em outras cidades ou estados, a participação da Associação nos congressos de apicultura, nacionais e internacionais. Contrata em nome da Associação as empresas de turismo oficiais, passagens aéreas e terrestres quando necessárias, procurando obter os preços mais convenientes para os sócios que se inscrevem em congressos e outros eventos fora de São Paulo. Verifica hotéis e suas instalações para a hospedagem do grupo de sócios. Promove a Festa Anual de Confraternização da APACAME, no final de cada ano.

Site da APACAME
O site www.apacame.org.br que a APACAME mantém,
tem prestado grandes serviços à apicultura brasileira com a disponibilização
das revistas e da manutenção do Plenário que é um meio de comunicação
entre apicultores brasileiros e de outros países.
INFORMÁTICA

Comandado pelo nosso companheiro Carlos Rossi Pereira foi criado para fazer face às exigências cada vez maior de uma associação de rápido crescimento, os controles, registros e outros dados são todos informatizados.
Com o intuito de democratizar as informações a APACAME implantou o seu site www.apacame.org.br na Internet, que já recebeu mais de 100.000 visitas de pessoas interessadas em apicultura e que podem pesquisar as informações sobre apicultura, as revistas Mensagem Doce, participar do "Plenário" que é sem dúvidas o maior Foro de Discussão de Apicultura disponibilizado gratuitamente aos interessados.

ABELHAS INDÍGENAS

Comandado pelo nosso companheiro Waldemar Ribas Monteiro promove cursos sobre abelhas indígenas (meliponídeos) em convênio com o pessoal especializado na área e é responsável pelo Meliponário instalado dentro do Parque da Água Branca, aberto ao público, com placas que tornam o Meliponário auto-explicativo para os visitantes.

Meliponário
Ainda dentro das dependências do Parque da Água Branca
a APACAME inaugurou e mantém um Meliponário destinado à visitação
pública com placas de tornam a visita auto-explicativa.
Vista parcial do Meliponário.
O COMEÇO FOI ASSIM........UM SONHO

ABELHAS EUROPÉIAS


Nos primeiros anos a partir da sua fundação, o objetivo principal da APACAME foi promover a apicultura na base da abelha européia, especialmente a Apis mellifera carnica. A APACAME num esforço extraordinário dos seus associados implantou o "Projeto Ilha da Vitória" cujo objetivo era a criação de rainhas da raça Apis mellifera carniça, objetivando a europeização dos nosso apiários. A união de todos em prol do projeto, a cessão de espaço para a construção de equipamentos, em especial núcleos de fecundação, o trabalho voluntário possibilitou a implantação do Projeto Ilha da Vitória, na Ilha da Vitória, localizada no município de São Sebastião, no litoral do Estado de São Paulo, distante 32 Km do litoral, com a Permissão de Uso cedida pelo Patrimônio da União e com a colaboração da Capitania dos Portos e da Marinha Brasileira que cediam os barcos e tripulação para o deslocamento dos técnicos e dos materiais, mediante o pagamento do óleo diesel e da diária dos tripulantes. O projeto exigiu um investimento extraordinário tanto financeiro como do pessoal que esteve diretamente envolvido, demonstrando-se inviável para ser implantado por uma associação que tinha somente voluntários no corpo de colaboradores e que contava somente com recursos próprios.

Ilha da Vitória
Depois de alguns meses de trabalho
as coisas começaram a tomar forma.
Ilha da Vitória
E no final resultou em centenas
de núcleos de fecundação.
Ilha da Vitória
Ainda bem que algumas peças dava para jogar.
Ilha da Vitória
E as coisas começaram a tomar forma.
Vista parcial do apiário instalado na Ilha da Vitória.
A REALIDADE

Como saber recuar também é vitória e ante a realidade do domínio quase absoluto da abelha africanizada levou-nos a reformular o objetivo que passou a ser a divulgação da apicultura, não importando qual fosse a espécie ou subespécie da abelha. O importante era crescer. Hoje a maioria dos associados lida com abelhas africanizadas, entretanto, a idéia de cultivar abelhas européias não foi descartada. Um Departamento cuida dessa opção.

DIVULGAÇÃO

Comandado pelo nosso companheiro Arcenio Balduino das Chagas mantém contato com emissoras de Rádio e de Televisão para a divulgação de notícias sobre apicultura. Emite informes para a distribuição a pequenos jornais de bairro e do interior e os de grande circulação divulgando a apicultura. Mantém acompanhamento de notícias e artigos sobre apicultura e promove a sua divulgação aos membros da Diretoria através do Clipping contratado com empresa especializada, cujas notícias são encadernadas anualmente constituindo-se num verdadeiro acervo histórico da apicultura brasileira.

Capas de revistas
A revista Mensagem Doce é enviada gratuitamente aos sócios
da APACAME com tiragem nos meses de março, maio, julho,
setembro, e novembro de cada ano.
MENSAGEM DOCE

Comandado pelo nosso companheiro Mário Isao Otsuka edita a revista "MENSAGEM DOCE" com periodicidade bimestral, com tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos gratuitamente aos associados da APACAME, às Universidades, aos Centros de Pesquisa, às Associações de apicultores de todo o Brasil, à EMATER, ao SEBRAE, entidades congêneres do exterior, transmitindo informações técnicas ou gerais, artigos de interesse dos associados, acontecimentos, congressos, simpósios etc.etc.


D.I.C.A.
D.I.C.A. Departamento de intercâmbio cultural da APACAME
Durante mais de 15 anos atendeu centenas de colégios
e mais de mil alunosdivulgando a importância da
abelha para o homem.
D.I.C.A. DEPARTAMENTO DE INTERCÂMBIO CULTURA DA APACAME

Comandado pelo nossa companheira Erica Maria Helena Seyfart composto pelos elementos femininos da Associação. Recebe a visita de classe de alunos de primeiro e segundo graus de Escolas Oficiais ou Particulares, na sala da APACAME, sito no andar térreo do Prédio Casa do Fazendeiro, e faz projeção de slides, acompanhada de palestra explicativa sobre a importância da abelha e da apicultura. Empresta materiais de apicultura para grupos de alunos por ocasião das Feiras de Ciências realizadas nas escolas. Visita escolas para apresentar palestras sobre apicultura.

Biblioteca
A biblioteca da APACAME conta com 468 títulos
em apicultura, cujos livros são emprestados aos sócios
por um prazo de 40 dias.
BIBLIOTECA

Mantém e procura ampliar a coleção de livros sobre apicultura, agricultura e meio ambiente. Coleciona artigos de jornais e revistas para consulta dos associados. Pesquisa novos livros. Funcionando como uma Biblioteca Circulante mantém um acervo de mais de 480 títulos cujos livros são emprestados aos sócios pelo prazo de 40 dias.

CURSOS

Comandado pelo nosso companheiro Walter Moretti promove cursos de iniciação em apicultura e outros, com aulas teóricas e práticas, apostilas, projeção de slides sobre as matérias apresentadas em cada aula, orientação sobre a construção de colméias etc. Foram realizados 129 Cursos no nosso Apiário Escola, com a participação de mais de 6.000 alunos e mais de 50 cursos em Universidades, Escolas Agrícolas, Sindicatos Rurais etc.

Cursos
Com uma média de 30 alunos por curso
ejá foram realizados 124 cursos totalizando 6.146 alunos.
Cursos
A participação do aluno é fundamental.
Cursos
As aulas práticas são muito importantes.
NÚCLEO RURAL

A APACAME vem ministrando seus cursos no Apiário-Escola localizado no Município de Santana de Paranaíba - SP, entretanto, a idéia de implantar um NÚCLEO RURAL continua como um objetivo de extrema importância. Necessitamos de uma área de terreno dentro de um perímetro de 35 a 40 Km do centro de São Paulo para a implantação do Núcleo Rural que, em etapas sucessivas, deverá ter uma infra-estrutura que quando completa, contará com galpões com salas de aula, auditório, secretaria, biblioteca, sala de exposição de materiais de apicultura, painéis, fotografias, gráficos informativos, marcenaria-escola, apiário-escola, herbário, produção de mudas para fornecimento aos apicultores, casa de caseiro, portaria, cercas e muros de arrimo, bosque, área de estacionamento, alojamento para estagiários, etc.. Apesar do momento econômico não permitir o investimento imediato nesta infra-estrutura, a definição da área de terra, no mínimo de 50.000 metros quadrados, deverá ser feita agora, para com base nela serem elaborados os diversos projetos para os setores que ali deverão ser implantados. Esses projetos servirão de metas para o desenvolvimento da APACAME nos próximos anos, dentro de um projeto maior denominado APACAME 2.015.

DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO A CONSULTAS

Comandado pelo nosso campanheiro Mário Isao Otsuka atende a consultas, pedidos de informações recebidos pelo correio e por telefone, estuda e discute as respostas as envia por correspondência. As perguntas são distribuídas aos diretores, conforme o assunto. Cópias das cartas são mantidas em arquivo próprio.

Plenária
Mensalmente dezenas de apicultores dirigem-se ao
Salão Nobre do Instituto de Pesca, localizado ao lado da Sede
Social da APACAME para participarem da reunião plenária.
REUNIÕES PLENÁRIAS

Uma das principais atividades da APACAME é, sem dúvida a Reunião Geral, na primeira quarta-feira de cada mês, às 20:00 horas, no Salão Nobre do Instituto de Pesca no Parque da Água Branca, na Avenida Francis-co Matarazzo, 455, em São Paulo. Há uma entrada com estacionamento para carros, devendo neste caso, o visitante entrar pela rua D. Ana Pimentel, travessa da Rua D. Germaine Burchard, situada ao lado direito de quem olha o parque de frente. A nossa reunião geral congrega cerca de 100 a 130 associados todos os meses. São proferidas palestras e conferências por técnicos e per-sonalidades ilustres convidadas. São feitas projeções de filmes sobre genética, bem como filmes sobre a proteção do meio ambiente. Estamos inscritos nas filmotecas da USP, Escola de Comu-nicações e Artes, no Instituto Hans Staden, além das inscrições em outros consulados e do aluguel direto de filmes em outras instituições. Na nossa reunião geral é dada a oportunidade aos sócios e visitantes fazerem perguntas técnicas, apresentarem materiais por eles construídos ou idealizados, podem ser relatados acontecimentos ou fatos dos quais os associados participaram, sendo possível projetar diapositivos (slides), transparências por retro-projetor, filmes em 16 mm, Data Show e videocassete, inclusive com telão. Dispomos de aparelhamento de som, com microfones, amplificador e alto-falantes. Essas reuniões mensais são também um excelente local de encontro dos apicultores para a troca de informações e conhecimentos. Um bom lugar para bate-papo, o que, em nossa opinião mantém vivo o espírito de associativismo. Até o mês de outubro de 2004 tivemos a participação de cerca de 22.584 pessoas que assinaram o livro de presença. É afinal, um ponto de encontro ao qual comparecem amigos da nossa Associação per-tencentes a outras Associações de apicultura localizadas não só no Estado de São Paulo, mas também em outros estados do Brasil. Não raro, recebemos a visita de apicultores do exterior.

Premios
Em decorrência das suas atividades a APACAME
tem recebido inúmeros prêmios.
DO CRESCIMENTO

Em decorrência da firme orientação imprimida pela Diretoria a APACAME tem crescido constantemente desde a sua formação. A idéia é crescer e servir. Mas sempre com os pés firmes no chão. A organização da Sociedade em departamentos foi planejada para uma sociedade de grandes proporções. Devemos crescer devagar mas com segurança. Já contamos com mais de 6.192 associados. Desejamos ampliar esse grupo, distribuindo tarefas, descobrindo novos talentos entre nossos associados. Vale salientar que todo o trabalho da Diretoria e dos participantes em geral não é remunerado, todos são voluntários, com exceção dos funcionários da sede que, entretanto, não têm acesso às decisões que governam a entidade.
A APACAME tem participado ativamente de Congressos, nacionais e internacionais, Encontros Estaduais, Simpósios, Seminários, Exposições, Cursos e Palestras em Universidades, Escola Agrícolas, Associações irmãs e inúmeras outras entidades.

O lema da APACAME é:

"ABELHAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA"

Retorna à página anterior