Comentário

MEL DE CAPIXINGUI

Christian Laszlo - Eng. Agrônomo - Apiário Daflor Campinas SP
E mail: laszlodaflor@ig.com.br
fone: (19) 3287 8861
O Capixingui (Croton floribundus) é uma árvore cujas flores produzem mel de excelente qualidade, fato este comprovado com a premiação de melhor mel no XV Congresso Brasileiro de Apicultura - Natal RN, 2004. A amostra de mel de capixingui inscrita através da AACR (Associação dos Apicultores de Caconde e Região) no concurso do Congresso, foi colhida no município de Botelhos MG, em um apiário certificado para produção orgãnica pela ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região).

O mel de capixingui tem coloração ãmbar claro, com sabor agradável e característico. Apresenta cristalização rápida e uniforme, gerando um produto excelente para ser utilizado mesmo desta forma. Quanto à produtividade, esta varia de ano a ano. Na safra passada aliaram-se boa secreção de néctar, condições climáticas favoráveis ao trabalho das abelhas e alta população nas colônias do apiário, o que proporcionou duas colheitas (em 20/12/2003 e 15/01/2004), apurando a média de 34 Kg/colônia, num apiário de 50 colméias, resultando numa excelente colheita de 1700 Kg.

Alguns cuidados devem ser tomados na produção deste mel:

Cristalização: por cristalizar muito rápido, o mel deve ser extraído logo ao final da florada, sob o risco de cristalizar nos favos. Após a centrifugação o mel deve ser filtrado e, no decantador, não deve permanecer por mais de cinco dias. Se ultrapassar este período necessita-se de monitoramento diário da cristalização. O processo de descristalização deve ser cuidadoso para evitar alterações de cor e sabor no produto. A descristalização deve ser feita em estufa com uso de termostato e durante o menor tempo de permanência possível e, ao sair, o mel deve ser resfriado rapidamente. É importante informar ao consumidor esta característica e incentivar o consumo do mel neste estado, como ocorre na Europa, onde o consumo do mel cristalizado é alto.

Fermentação: por ser colhido no verão, época esta de alta umidade relativa do ar, o mel de capixingui, normalmente, apresenta teor de umidade elevado, mesmo sendo colhido com os favos totalmente operculados, o que pode levá-lo a fermentar. Para evitar a fermentação alguns procedimentos devem ser tomados no campo e na casa de mel. É importante fazer a colheita em períodos de estiagem, quando a umidade do ar é mais baixa, e com os favos de mel bem operculados. Na casa de mel é indicado desumidificar o mel, antes da extração, com o uso de desumidificador de ar. Este processo necessita de uma sala de extração bem vedada para que o desumidificador consiga reduzir, ao máximo, a umidade relativa pois, sendo o mel higroscópico, ele perde umidade para o ar, atingindo após certo período de tempo o teor de umidade adequado à sua conservação. Neste processo é necessário empilhar as melgueiras de forma cruzada e utilizar um ventilador adicional para forçar a passagem do ar seco entre os favos de mel. O ideal seria, que o apicultor tivesse uma sala específica para o aquecimento e desumidificação do mel, separada da sala de extração. Outra ferramenta indispensável neste processo é o refratômetro, aparelho que mede o teor de umidade do mel. Estes equipamentos são economicamente acessíveis ao apicultor. Existe também equipamento que desidrata o mel já centrifugado, sendo este bem mais caro. Ambos os processos não alteram a qualidade do mel.

Aqui estão algumas recomendações para a produção do mel de capixingui com a qualidade merecida pois, sendo o capixingui uma árvore largamente disseminada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, o potencial de produção é alto. Este mel apresenta todas as características de pureza e qualidade inerentes à um produto orgãnico. É o verdadeiro sabor da natureza!
Retorna à página anterior