Homenagem

JUSTA HOMENAGEM

Por força do Decreto n. 5.095, de 01 de março de 2004, o Prof. Névio Luiz Aranha Dártora, Prefeito do Município de Caieiras - SP, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, prestou justa homenagem ao Sr. Luiz Zovaro em decorrência do seu falecimento ocorrido no dia 23 de julho de 2003 denominando como " ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL - EMEF LUIZ ZOVARO", a Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada à Avenida Cecília, no Bairro denominado Jardim Vera Tereza, no Município de Caieiras - SP.

Luiz Zovaro
Bibliografia de Luiz Zovaro:

Nascido em 26 de julho de 1914, na cidade de São Paulo - SP, filho de Antonio Zovaro e de Ida Lenci Zovaro.

Com 4 anos de idade transferiu-se para Caieiras - SP, onde fixou residência até o seu falecimento, ocorrido no dia 23 de julho de 2003.

Foi casado com Hilda Degrandi Zovaro, e teve 2 filhos, Radamés Zovaro e Aida Maria Zovaro de Andrade.

Com 10 anos de idade ganhou de seu pai 2 colméias, iniciando um trabalho com as abelhas que durou até o fim da sua vida. Teve como professor o seu pai que foi o introdutor das abelhas italianas (Apis melífera ligustica) no Estado de São Paulo em 1936, importando rainhas da Itália. Além de ter toda a vivência da Apicultura na família, fez um curso de Apicultura em 1942, dado na época pela Secretaria da Agricultura, Indústria e Commércio do Estado de São Paulo - Departamento de Indústria Animal - Curso esse dado no Parque Fernando Costa (também conhecido como Parque da Água Branca) em São Paulo (Diploma datado de 12/01/1942).

Em 1939 foi contratado para montar um apiário com 500 colméias em uma fazenda, denominada Fazenda Santa Bárbara, no Município de São Carlos - SP, onde ficou 2 anos. Toda a produção de mel dessa Fazenda (1940 = 10.500kg e 1941 =15.600 kg.) foi exportado para a Síria.

Em 1941 retornou a Caieiras e casou-se em 1942. Após o casamento montou um novo apiário. A grande preocupação na época, tanto por parte de seu pai, como dele, era a criação de rainhas e produção de enxames que eram vendidos para os mais diferentes pontos. O transporte de enxames era feito por ferrovia e o de rainhas era feito pelo correio. Em 1949 Luiz Zovaro montou uma fábrica de Acessórios para Apicultura (a 2a do Estado de São Paulo, sendo que a primeira foi a Fundição Barbosa localizada na cidade de Limeira-SP). Passou dessa forma a produzir toda a linha de material para apicultura. Na época era comum a promoção anual pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, da Feira de Animais que era feita no Parque Fernando Costa - São Paulo, onde as abelhas ocupavam um lugar nessa exposição. A participação de Luiz Zovaro sempre foi na linha de materiais apícolas e na parte de abelhas, além de outros participantes o principal concorrente era o seu pai. Essas exposições sempre ofereceram prêmios, diplomas e medalhas nas mais diferentes categorias, como abelha melífera, abelhas nativas(melíponas), cera alveolada, cera bruta, mel, mel em favo, mel cristalizado, materiais apícolas, estande, etc. Em todas as exposições que participou sempre foi agraciado com um ou mais primeiros ou segundos prêmios.

A Apicultura estava em grande desenvolvimento, chegando no início da década de 1950 a exportar rainhas para a a Argentina, Chile, Paraguai e Estados Unidos.

Com a introdução das abelhas africanas em 1956, a agressividade dessas abelhas na época assustou em muito, e a imprensa da época dava em letras garrafais nas primeiras páginas dos jornais noticias assustadoras sobre os ataques de abelhas com mortes, etc. Isso fez com que os apicultores abandonassem seus apiários e a apicultura teve uma queda vertiginosa, com isso, as vendas de materiais apícolas praticamente acabou, fazendo com que em 1872, a fábrica de materiais fosse fechada.

Porém na área de criação de abelhas Luiz Zovaro nunca se entregou, tentando preservar a espécie de abelhas italianas, começou em 1963 a importar rainhas da Itália, chegou a importar perto de 3.000 rainhas. Todas as introduções eram perfeitas, porém as filhas fecundavam com zangões africanos, e o índice de agressividade era alto. Como a criação de abelhas era para a venda de rainhas e enxame, Luiz Zovaro parou de vender abelhas justamente para evitar um possível acidente com os menos avisados. Tentou ainda a introdução das abelhas carnicas importando da Áustria, mas sem êxito, pois os zangões africanos sempre venciam por ocasião da fecundação. Não satisfeito, em 1974, ganhou de um amigo um aparelho de Inseminação Artificial vindo da Alemanha. Montou um Laboratório de conformidade com as necessidades (Foi o primeiro laboratório de inseminação artificial de abelhas particular no Brasil) e foi fazer um curso de Inseminação na USP em Ribeirão Preto - Departamento de Genética. Passou a efetuar inseminação de rainhas, porém talvez por uma ineficiência de manejo a durabilidade das rainhas inseminadas eram de no máximo 4 meses. Dois anos após desistiu do projeto.

Em 1983, abriu nova empresa com o nome de Zovaro Comercial Agro Apis Ltda.,até hoje em atividade agora administrada pelo seu filho Radamés Zovaro e genro Rhene Freitas de Andrade.

Participou de Congressos e Simpósios no Brasil, desde 1970 quando foi realizado o 1o Congresso Brasileiro de Apicultura, na cidade de Florianópolis - SC, depois em Piracicaba - SP, Viçosa - MG, Curitiba - PR e outros.

Recebeu ao longo de sua carreira várias homenagens:

-Medalha de Ouro na Exposição da Uva na cidade de Jundiaí em 1959;

-Sócio Honorário da AMA - Associação Modelo de Apicultura em 1983;

-Honra ao Mérito como destaque no setor de Apicultura, em 1987 pela Câmara Municipal de Caieiras - SP;

Sempre foi um incentivador da apicultura, dando orientações precisas, a quem o procurasse, totalmente desinteressado em querer levar vantagem seja pessoal ou na área comercial pelas informações prestadas.

Conquistou em toda a sua carreira muitas vitórias sempre com o trabalho árduo com as abelhas e tinha como orgulho o fato de ter sido citado na Revista "TIME" em setembro de 1965, pela sua preocupação com as abelhas africanas que na época faziam um verdadeiro desastre no meio apícola.

A APACAME parabeniza a Prefeitura do Município de Caieiras - SP e a família Zovaro pela justa homenagem.

Retorna à página anterior