Comentário

ADUBAÇÃO VERDE

Adubação verde consiste em cultivar espécies (geralmente leguminosas) cujas raízes tem a capacidade de fixar o Nitrogênio atmosférico no solo. Na época de chuva estas espécies são semeadas direto no campo. Após o florescimento, que geralmente ocorre em três ou quatro meses, as mesmas são cortadas para serem incorporadas ao solo, devolvendo nutrientes vitais como:
nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro , manganês , zinco, cobre, boro, etc...
Todos esses provenientes da decomposição da massa verde, por isto chama-se adubação verde, que é uma técnica milenar e natural , muito importante para a agricultura orgânica, e ainda mais para a Apicultura.
Essa prática representa uma grande economia em adubos, principalmente nitrogenados. Álém disso as raízes perfuram o solo tornando-o mais poroso, mais permeável e fofo.

Muitas espécies usadas na adubação verde também produzem flores ricas em pólen e néctar para as abelhas. Exemplos dessas espécies:
Feijão guandu;
Nabo forrageiro;
Trevo branco;
Crotalária juncia,
Girassol.


Ao fazer o reflorestamento com árvores (plantas) apícolas sugerimos plantar nas entrelinhas espécies para adubação verde. Dessa maneira estamos contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos naturais. De nada adianta cultivar as melhores espécies apícolas se o solo é deficiente em nutrientes básicos. Também é conveniente fazer uma adubação orgânica para indução do florescimento. Um adubo orgânico, específico para induzir o florescimento, somado a adubação verde vai permitir obter mel de melhor qualidade. (Assim se pode obter o selo de mel orgânico, junto ao IBD)

O Viveiro Adonis é especializado na produção de mudas apícolas, adubo orgânico e sementes para a adubação verde. Estamos á disposição do apicultor para orientá-lo de forma a que seja possível obter os melhores resultados e ao mesmo tempo preservar e melhorar o maior patrimônio da humanidade que é o solo.

Rogelio Raimundo Dosouto
Retorna à página anterior