Artigo

A APICULTURA BRASILEIRA NO CENÁRIO MUNDIAL

Célio Hercílio Marcos da Silva Diretor Prodapys Produtos Naturais
export@prodapys.com.br
www.prodapys.com.br

O Brasil foi um dos cinco países convidados (China, Austrália, Turquia, Argentina e Brasil) para falar aos importadores e exportadores de mel sobre a situação da apicultura.

Coube ao eng. Tarciano Santos da Silva, do departamento de exportação da Apis Nativa Exportadora Ltda- Prodapys- de Santa Catarina, a missão de falar sobre a situação da Apicultura Brasileira no XXXVIII APIMONDIA, realizado em Lubliana. Eslovênia.

Foi uma grande oportunidade para mostrar ao mundo, nossa diversidade de flora, nosso extenso pasto apícola, a robustez de nossas abelhas africanizadas, nossas possibilidades de crescimento de produção, nossa legislação sanitária e nossa febre de profissionalização.

Taxa de Câmbio
A mudança da taxa de câmbio, após janeiro/1999, tornou o mercado de mel internacional
interessante para os entrepostos brasileiros.

Afinal, somos pouco conhecidos no mercado externo. Entramos nele, por um lance de sorte que todos já conhecem.

Para continuar nele, precisamos investir na profissionalização e na qualidade. Uma das grandes preocupações do mercado mundial é a eliminação total de resíduos antibióticos e defensivos agrícolas no mel.

Do congresso, participaram apicultores, pesquisadores, industriais, todos com o objetivo de trocar informações, aprimorar as técnicas, tomar as diretrizes corretas para resolver os atuais problemas de produção e comercialização do mel e demais produtos das abelhas.

Segue, abaixo, a tradução da palestra para o Português, do gerente de exportação da Prodapys Eng. Tarciano Santos da Silva.

Brasil, o GIGANTE está acordando

Brasil, o gigante que desperta e começa a explorar sua potencialidade de produção de Mel convencional e Mel Orgânico.

Apesar de sua extensa e diversificada flora, só recentemente o Brasil está deixando sua tradicional apicultura artesanal, voltada exclusivamente para seu mercado interno, para ingressar numa apicultura empresarial e produtiva.

Sua mata nativa, matéria prima para a produção da melhor própolis do mundo, está sendo palco para um grande projeto de produção de mel convencional e mel orgânico.

Os apicultores brasileiros estão organizados em centenas de Associações, as quais se agrupam em dezenas de Federações , lideradas pela Confederação Brasileira de Apicultura.

Taxa de Câmbio
Março-Maio de 2003 foi um período difícil para os exportadores de mel brasileiro.
Ao mesmo tempo que o mel despencava de preço no mercado internacional e a taxa
de câmbio também alterou, deixando os exportadores com estoque caro de mel,
e com dificuldades de exportar a um preço que gerasse lucro.

Em um passado recente, as abelha brasileiras sofreram um processo de africanização.

Os apicultores, com criatividade, desenvolveram novas metodologias de manejo das abelhas africanizadas, tornando-se seus verdadeiros fãs.

Hoje, temos uma variedade de abelhas, muito mais ágeis e extremamente resistentes à doenças, a tal ponto que não usamos qualquer medicamento para tratamento das abelhas.

Estas características de nossas abelhas africanizadas , associadas à nossa mata nativa, livre de defensivos agrícolas, nos possibilitam a produção de Mel Orgânico de primeira qualidade

Jamais, em toda a história, a classe apícola brasileira esteve tão movimentada em congressos, encontros, cursos e palestras, assimilando novas tecnologias, testando novos manejos para aumentar a produtividade.

Nossa produtividade de 25-30 mil tonelada/ano deverá triplicar nos próximos anos. Temos muito a apreender, mas temos o essencial : mata nativa diversificada e extensa, abelhas resistentes à doenças e um grande número de apicultores se especializando.


Os resultados das analises devem estar conforme os parâmetros da tabela abaixo:
Cod. Análises Mel Aceito para ser exportado como mel, desde que apresentada uma carta do exportador informando que está ciente do resultado da análise Aceito para ser exportado como Mel Industrial, desde que apresentada uma carta do exportador informando que está ciente do resultado da análise Desclassificado como Mel
Não é permitido a exportação como mel
003 Acidex Max 40 meq/kg      
010 Sacarose Max 6% to 8% Acima de 8%    
011 Glicose Min 65% Abaixo de 65%    
051 HMF Max 40 mg/kg de 40 mg/kg a 60mg/kg Acima de 60 mg/kg  
086 Prova de Fiche Negativo     Positivo
087 Prova de Lund Positivo     Negativo
099 Umidade Max 20% de 20% a 23%    


Em razão da extensão continental de nosso País e da diversidade de nossa mata, temos uma grande variedade de méis, com os mais distintos sabores, podemos destacar:

Eucaliptos
Silvestre
Uva Japonesa
Assa peixe
Angico
Marmeleiro
Vassoura
Vassourinha
Larangeira
Bracatinga

O Estado de Santa Catarina, no Sul do País, é o Estado pioneiro na exportação de mel.

O controle de qualidade do mel para exportação, exercido pelos fiscais federais no Estado de Santa Catarina é rigoroso e todo o processo de processamento até o embarque do produto é acompanhado por um fiscal governamental do Ministério da Agricultura.

São realizadas 07 análises químicas no Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura ou em um laboratório reconhecido pelo Ministério, para a emissão do certificado sanitário os resultados devem ser aprovados. As analises são:


1) Acidez
2) Glicose
3) Sacarose
4) HMF
5) Umidade
6) Prova de Lund
7) Prova der Fiehe


Mel importado
Brasil importou mel do Uruguai e Argentina.
Então não especulem que o Brasil importa mel da China para re-exportar.
Exportação de mel brasileiro
Atualmente, diversos estados exportam mel brasileiro em quantidades significativas.
aumento da exportação
Brasil tem aumentado significativamente sua exportação de mel
Exportação de mel brasileiro
Mel Brasileiro - Importação/Exportação
Em 2000, Brasil passou de importador de mel para exportador

Retorna à página anterior