Aniversário

Imesul
De uma pequena oficina para um dos maiores
fabricantes de equipamentos apícolas do país
Em primeiro de Fevereiro de 1978, por iniciativa de Alvicio Pires de Melo, atual proprietário, e um colega de trabalho, o qual já não pertence mais a sociedade ; foi fundada na cidade de Lages, Santa Catarina a empresa Imesul ? Indústria Mecânica Sulina Ltda, hoje, através de alteração na razão social, Imesul Metal Apícola Ltda.

Com a experiência de treze anos como funcionários no segmento metal mecânico, os dois colegas juntaram seus saldos de FGTS e outros direitos trabalhistas e, com muita garra, dedicação e fé no trabalho, iniciaram uma pequena oficina de prestação de serviços na área de manutenção de máquinas e implementos agrícolas, industriais e rodoviários, em um pequeno galpão alugado de 160m2 e a colaboração de três funcionários, foi dado o ponta pé inicial.

A partir de 1979, visando aproveitar o tempo ocioso na oficina, em atendimento ao pedido de alguns apicultores locais, iniciamos a fabricação, sob encomenda, de algumas centrífugas para extração de mel.

Já no ano de 1983, mudamos para nossa sede própria, num barracão de 800 m2 , e naquela ocasião fomos procurados por uma empresa de nossa cidade, chamada Imagrim Ltda, de propriedade do sr. Sélio Melin, fabricante de caixas de abelhas e, com esta empresa, fizemos uma parceria para revenda de nossos equipamentos, onde passamos a produzir em pequenas quantidades. No entanto, continuávamos com o setor de prestação de serviços. Até então a apicultura era um complemento de faturamento.

Em outubro de 1984, continuando com a parceria, participamos como expositores no 6º congresso Brasileiro de Apicultura na cidade de Florianópolis, SC, e a partir daí, tivemos a oportunidade de nos tornarmos conhecido em outros estados brasileiros, com isso apliamos nossa área de atuação que, até então, era local.

Em dezembro de 1993, encerramos nossas atividades no setor de prestação de serviços e passamos a nos dedicar exclusivamente no segmento de equipamentos para apícultura.

Atualmente nossa empresa conta com uma área construída de 1.200 m2 sobre o comando de Alvicio Melo e seu filho Fabiano. Contamos com uma equipe de profissionais com longa experiência no ramo e estamos sempre procurando evoluir tecnicamente na qualidade e diversidade de nossos produtos, tendo como meta principal atender as necessidades de nossos clientes no que se refere ao bom atendimento, qualidade e praticidade.

Nosso mercado compreende todo os estados brasileiros, além de países do Mercosul e África do Sul. Atendemos lojas de revenda de apicultura, associações de apicultores e outros projetos do segmento, onde são implementados o desenvolvimento da apicultura.

Queremos dedicar aqui, o sucesso de nossa empresa, aos nossos clientes e colaboradores que sempre nos prestigiaram com suas sugestões e preferências, para que pudéssemos melhorar nossos equipamentos e, em especial, a Deus por Ter nos dado inspiração, persistência e força de vontade para que pudéssemos chegar até este estágio de nossa empreitada.

Obrigado a todos vocês.

Julho de 2003.

Alvicio Pires de Melo
Diretor
Retorna à página anterior