Notícia
 

ASPECTOS DA APICULTURA PERUANA


          Recebemos no mês de abril de 2003, do apicultor Hans Jungbluth, do Peru,  alguns comentários sobre a  apicultura peruana.

Após agradecer o envio da revista Mensagem Doce o apicultor Hans informa que atualmente existem no Peru, cerca de 18.500 apicultores que mantém 112.000 colméias e que produzem  1.200 toneladas de mel por ano, sendo que aproximadamente 500 toneladas são exportadas ao Estados Unidos da América, especialmente o mel dos bosques secos do norte do país. Informa que o mel peruano tem uma grande demanda no mercado internacional devido a sua origem floral e não ter resíduos de inseticidas nem de antibióticos já que o Peru conta com recursos naturais e é um território privilegiado para a apicultura. Estas exportações têm permitido que milhares de apicultores enfrentem a difícil situação econômica por que atravessa a atividade agrícola peruana.

A apicultura peruana também está prestando serviços de polinização aos fruticultores e foram instaladas cerca de 2.500 colméias no ano passado em diferentes zonas do país o que incrementou a produção de frutos em 30% os quais são destinados à exportação graças às abelhas. Obtêm-se frutos de melhor qualidade.

Por outro lado os que envasam mel para os supermercados estão neste momento desabastecidos e pagando mais de US$ 1,50 dólares por quilo, perdendo rentabilidade nas vendas já que antes pagavam menos de US$ 1,00 dólar por quilo.  


  Retorna à página anterior