Meliponicultura
 

Resistência das larvas contidas nos discos de cria de Meliponinae
Melípona quadrifasciata quadrifasciata (Lepeletier, 1836),
por longos períodos, fora da temperatura do ninho.

 

Texto: Sebastião Ramos Gonzaga – Apicultor e Meliponicultor.


        Por ocasião do XIII Congresso Brasileiro de Apicultura, transferimos de Blumenau – SC para Florianópolis – SC, três discos de cria de Mandaçaia – Melípona quadrifasciata quadrifasciata, em condições de emergir – coloração branca, ou tendendo para tal.

Chegando em Florianópolis-SC, verificamos que os mesmos estavam muito bem acondicionados em um isopor protegidos por dois chumaços de algodão, para evitar possíveis pancadas e manter a temperatura. Neste dia, às 16:00 horas de 14 de novembro, recebemos do biólogo e professor Dr. Geraldo Moretto, da Fundação Universidade Regional de Blumenau –SC, o referido material. No dia 15 de novembro às 11:00 horas, protegidos da luz solar, transferimos os discos para uma caixa de mais ou menos 18 x 18 x 15cm, durante a parte prática de um mini-curso que ministramos naquele congresso. Tentamos obter campeiras de outras colméias da mesma espécie, mas não conseguimos. Os discos de cria permaneceram na caixa protegidos interiormente por lâminas de cera alveolada, durante quatro dias em uma temperatura média durante o dia em torno de 25 a 30oC, e a noite em torno de 18 a 22oC.

Uma vez terminado o congresso, transferimos as caixas com os discos para Curitiba-PR no dia 18 de novembro de 2000. Imediatamente após a chegada colocamos os mesmos em uma colônia forte. (Temperatura entre 20 e 22oC).

Resultado: as crias não haviam morrido, permaneciam vivas. As abelhas iniciaram o trabalho de cobertura com lamela, tendo no decorrer de 20 a 25 dias imagado(adulto), fato sui-generis, que demonstra a rusticidade do gênero Melípona – notadamente as mandaçaias.

Conclusão: excelente o processo de resistência das crias fora da colônia, levando a concluir a viabilidade da remessa dos discos de cria para qualquer região do Brasil, por Sedex, sem perda. Logo o material genético poderá ser permutado entre os criadores, resolvendo de vez os problemas de endogamia “Efeito Yokoyama e Nel”.


  Retorna à página anterior