Editorial
AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DE 2002


Estamos encerrando a edição de novembro da revista Mensagem Doce. Ao final de cada ano vem à nossa mente a retrospectiva dos fatos ocorridos durante este último ano.

O ano começou com a notícia triste, para os apicultores chineses, que viram o seu mel ser barrado pela Comunidade Européia devido à presença de antibiótico.

Em decorrência disto, vimos a alegria dos apicultores brasileiros que viram o mel brasileiro alcançar preços jamais vistos, devido a grande procura, e pela valorização do Dólar que também alcançou valores nunca antes atingidos diante do Real.

Tristeza, em ver o mercado interno ameaçado e assistir os Entrepostos retirando o mel de linha, pois no Brasil a moeda corrente é o Real e não se pode pagar a matéria prima em Dólar.

Alegria pela realização do XIV Congresso Brasileiro de Apicultura, ocorrido em Campo Grande - MS, no mês de julho, e que possibilitou a confraternização de todo o segmento apícola nacional.

Tristeza, pelo passamento de parceiros de longa data: Luigi Carra, Medalha de Ouro no XXXII Congresso Internacional de Apicultura - Apimondia, no Rio de Janeiro - 1989 - com o Desumidificador de Mel por ele criado; Antonio Cavalcante das Virgens, nosso grande colaborador; Helmuth Wiese, grande líder da apicultura brasileira.

Alegria, de termos tido a oportunidade de conviver com pessoas desta envergadura que nos deixaram um legado inesquecível.

Tristeza, em receber a notícia de que o mel chinês está chegando ao Brasil, importado por pessoas desesperadas, que não avaliam o risco corrente desta atitude, e que poderá comprometer toda a exportação de mel brasileiro.

Alegria, de termos assistido uma demonstração democrática com a eleição de novos governantes, numa demonstração de que o povo brasileiro é pacífico, trabalhador, otimista e não perde a esperança de que, um dia, o Brasil alcançará o lugar que merece no cenário mundial. Desejamos que todos tenham a alegria de estar presente quando isto acontecer.

Um Alegre Natal e um Felicíssimo 2003.

 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior