Associativismo
 

A APIME COMPLETOU DEZ ANOS

Texto: Alexandre Moura – Presidente da APIME.
www.geocites.com.HotSprings/Oasis/4792

    A APIME – Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores completou, neste ano (23/04/91), 10 anos de atividades em prol da preservação das abelhas nativas.

    Para comemorar este importante aniversário, pensamos em realizarmos uma ação em que pudéssemos atingir um grande número de pessoas, de forma a levarmos conhecimento sobre as abelhas, principalmente as nativas e que isto pudesse permanecer por um bom tempo com elas. Então surgiu a idéia de lançarmos uma série temática de cartões telefônicos, denominada de Série Abelhas, composta de 04 imagens:

    Os textos do verso dos cartões foram elaborados com muito cuidado, pois era necessário passarmos informações, que não viessem a promover uma especulação sobre as abelhas, principalmente sobre as nativas, o que inverteria a finalidade da campanha, que é a de esclarecer e preservar. Por isso, em momento algum evidenciamos que estas abelhas não possuem ferrão ou que o seu mel ou a própria colônia tem um elevado valor comercial.

    Os cartões telefônicos da APIME foram confeccionados pela TELEMAR, sem nenhum custo para a Associação.

    O número de cartões é que impressiona: foram 250.000 unidades de cada tema, dando um total de 1.000.000 (Hum milhão) de unidades.

    Gostaríamos que as associações e federações pudessem realizar trabalho semelhante, mas que  a campanha seja feita levando em conta as preocupações  que a APIME teve em produzir textos informativos e com sentido preservacionista e não especulativo.


 
 

Retorna à página anterior