Evento
 

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA – CONBRAPI 2002

PALAVRA DO PRESIDENTE
CONVITE

    Durante os dias 16,17,18 e 19 de julho de 2002 estará acontecendo o maior evento da apicultura brasileira em Campo Grande – MS com a realização do CONBRAPI 2002 – XIV Congresso Brasileiro de Apicultura.

    As Lideranças Apícolas Nacionais e de outros países, especialmente os que compõem o MERCOSUL, estarão em Campo Grande apresentando e discutindo as evoluções e inovações tecnológicas ocorridas nos últimos dois anos.

    Durante quatro dias, Pesquisadores, Cientistas, Professores, Estudantes, Empresários ligados ao setor, amantes das abelhas e da natureza e especialmente os apicultores, estarão em busca de novos conhecimentos, novas tecnologias e novos horizontes para a apicultura brasileira.

    Estamos trabalhando com muita vontade e entusiasmo para realizar um grande congresso. O nosso tema central, “Qualidades Nutricêntricas dos Produtos Apícolas” , visa debater os valores nutricionais do Mel, Pólen e Geléia Real com o objetivo de buscarmos meios de levar aos consumidores os conhecimentos que possam conscientizá-los de que os produtos das abelhas são poderosos alimentos e que devem ser consumidos diariamente.

    O Brasil tem um consumo percapta dos produtos apícolas entre os mais baixos do planeta, o que justifica uma preocupação maior dos apicultores em busca de meios para interferir no hábito do consumidor, que os utiliza como medicamento não como alimento. Serão debatidos em 60 palestras os assuntos: Polinização, Legislação Sanitária, Programa de Qualidade, Associativismo, Mercado Apícola, Produtos Apiterápicos e Técnicas de Produção.

    Os congressistas conhecerão um Estado com terras férteis, topografia plana e clima favorável que o torna um grande produtor de soja, milho, algodão e arroz. Mato Grosso do Sul tem o maior rebanho bovino de corte do País (23 milhões de cabeças) com altos índices de produtividade. Terão ainda a oportunidade de conhecer Campo Grande, uma das mais belas capitais brasileiras, com suas amplas ruas e avenidas e um traçado moderno o que permite que tenha os melhores índices de qualidade de vida.

    O Pantanal, maior santuário ecológico do mundo, é outra opção para os congressistas. Com uma área de 150 mil km2, onde vivem em perfeito equilíbrio ecológico, 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 50 de répteis, 264 de peixes e uma flora exuberante e rica. Com todas estas belezas certamente será visitado por todos aqueles que amam a natureza.

    A população de Campo Grande - MS, receberá, com todo carinho, os participantes do Congresso. O Comitê Organizador vem trabalhando com muita disposição no programa científico bem como nas atividades sociais e culturais. Tudo está sendo elaborado cuidadosamente e com muita dedicação para recepcioná-los condignamente.

    Estamos seguros de que um expressivo número de colegas estará aproveitando esta excelente oportunidade para apresentar os resultados de suas pesquisas nas áreas que compõem o universo da Apicultura.
 

    ALTAIR PEREIRA DE OLIVEIRA
    Presidente da FAAMS – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE APICULTORES DE MATO GROSSO DO SUL
 

    Local: Centro de Convenções de MS "Palácio Popular da Cultura".

    www.congressodeapicultura.com.br


 
 

Retorna à página anterior