Editorial

VAMOS COMEMORAR?


    Todos os anos, no mês de maio, multiplicam-se as festividades para a comemoração do Dia do Apicultor, este importante elo da cadeia produtiva.

    E todo ano vem a mesma pergunta: Temos, realmente, alguma coisa para comemorar?

    Não resta dúvida de que o ano iniciou com uma boa notícia, com a publicação da Instrução Normativa número 3, de 19 de janeiro de 2001. Tudo indica que irá terminar bem com a realização do XXXVII Congresso Internacional de Apicultura, realizado pela APIMONDIA, e que acontecerá no período de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2001, na cidade de Durban, na África do Sul, evento máximo de confraternização da comunidade apícola mundial, além dos aspectos científicos e tecnológicos.

    Tem-se a impressão de que as coisas correm maravilhosamente bem, já que, quando se fala em apicultura, a imagem que vem à cabeça é a das abelhas visitando as flores para coletar o néctar que elas transformarão no tão apreciado mel.

    Mas, e sempre tem um “mas”, quando se pensa que podemos respirar aliviados, aparecem as dificuldades para o registro de produtos apícolas, tendo em vista o posicionamento recente dos Ministérios da Agricultura e da Saúde.

    Pronto, mais um ano de entraves burocráticos, que só dificultam o desenvolvimento do setor apícola nacional. É chegada a hora das autoridades acreditarem mais no senso de responsabilidade dos nossos empresários. Os empresários apícolas têm a capacidade técnica para assumirem a responsabilidade sobre os produtos que produzem.

    Enfim, temos alguma coisa para comemorar? Sim, temos que comemorar a perseverança dos apicultores que diante de todas as dificuldades, espelham-se nas abelhas e, com esforço próprio, conseguem sobreviver e manter-se em atividade.

    Apicultor, no dia 22 de maio, mesmo que sozinho, comemore o seu dia com orgulho, na certeza de que Apicultura só se faz com as Abelhas e com o Apicultor.


 
 
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior