Atividade


VISITA DOS APICULTORES XINGUANOS À SÃO PAULO
Texto de Mário Isao Otsuka


Em pé, da esquerda para a direita: Kokoyateni Suiá; Waldemar Ribas Monteiro; Dr. Constantino Zara Filho;  Ianukulá Kaiabi; Wemerson C. Ballester.
Sentados, na mesma ordem: Manaku Yudjá e Tapampô Ikpeng, Wareajup Kaiabi, Mário Isao Otsuka
      Em cumprimento à programação elaborada a pedido do Sr. André Villas-Boas, do Instituto Socioambiental (ISA), no inicio deste ano, tivemos a grata satisfação de coordenar, no mês de setembro, a visita de cinco apicultores xinguanos, chefiados pelo agrônomo Wemerson C. Ballester, funcionário do ISA e responsável pelo bom andamento da apicultura no Parque Indígena do Xingu.

    Acompanhando o Sr. Wemerson vieram os apicultores Srs. Ianukulá Kaiabi, Kokoyateni Suiá, Wareajup Kaiabi, Manaku Yudjá e Tapampô Ikpeng.
 
        A comitiva chegou à São Paulo no dia 18 de setembro, e a partir do dia seguinte e até o dia 22 fizemos quatro visitas.
 

    No primeiro dia fomos à Caieiras - SP, em visita à Zovaro Comercial Agro Apis Ltda., onde o titular da firma, Sr. Radamés Zovaro, mostrou aos visitantes o processo industrial de confecção de lâminas de cera alveolada, e após visitamos um de seus apiários.

    No segundo dia visitamos o apicultor Sr. Mário Cobra, de Cabreuva - SP, bairro do jacaré, que trabalha profissionalmente, com seu filho Vagner, com cerca de 180 colmeias, colhendo predominantemente mel de florada silvestre.

    No terceiro dia visitamos o Sr. Luiz Geraldini, de Araras - SP, um profissional de apicultura, com cerca de 500 colmeias e colhe méis de floradas silvestre, de eucalipto e de laranja em sistema migratório.

    No quarto dia a comitiva visitou os apiários de Benito Brito Pinto e deste que subscreve, na região de Arujá - SP / Mogi das Cruzes - SP, com cerca de 70 colmeias onde se colhe mel silvestre.

    Em todas as visitas algumas colmeias foram abertas, e dadas as informações que o apicultor julgou necessárias, bem como respondendo às perguntas formuladas pelos visitantes.

    A APACAME agradece publicamente aos associados Srs. Radamés Zovaro ( membro da diretoria Técnica), Mário Cobra, Luiz Geraldini e Benito Brito Pinto, bem como a seus familiares pela calorosa recepção aos visitantes com café, suco, sanduíches, almoço, etc.

    Na segunda feira, dia 25, a comitiva visitou a APACAME, e foi recebida pelo Presidente Executivo Dr. Constantino Zara Filho, Waldemar Ribas Monteiro, que participou de todas as visitas e pelo signatário.

    Após o almoço oferecido pela APACAME a comitiva dirigiu-se à USP, para visitar o meliponário do Instituto de Biociências, sendo recebida pela Dra. Vera Lúcia Imperatriz da Fonseca e Dra. Marilda Cortopassi Laurino.

    A comitiva viajou de retorno ao Parque no dia 26 de setembro. Acreditamos que tenhamos sido úteis, e que os irmãos xinguanos tenham levado boas recordações, e tenham notado que a apicultura praticada por eles é igual a praticada por aqui.


 
 

Retorna à página anterior