Associativismo
 
 
CHAPA 1 - ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA.

Em atendimento à oferta contida no Editorial da Revista Mensagem Doce, número 57, recebemos do Prof. Silvio Lengler a CHAPA 1 contendo breve curriculum dos componentes, bem como a programação proposta para o Biênio 2001/2002.
Informamos que até o fechamento da nossa revista não recebemos nenhuma outra Chapa que concorrerá na referida eleição.
Desta forma entendemos  que haverá a concorrência de apenas uma Chapa para as próximas eleições.
Segue abaixo o material recebido para ser analisado pelos eleitores.

 PROGRAMA DE TRABALHO 2000/2002

CHAPA 1

Silvio Lengler - Presidente
Agenor Sartori Castagna - 1º Vice-Presidente
Altair Pereira de Oliveira  - 2º Vice-Presidente 
Conselho Fiscal Efetivo (3) A escolher
Conselho Fical Suplente (3) A escolher

Silvio Lengler - Apicultor desde 1968. Presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul
- Zootecnista, Professor Titular de Apicultura, Pesquisador e Extencionista do Departamento de Zootecnia da UFSM, desde 1973. Especialista em Nutrição Apícola, Produção de Pólen e Mel. Atua em Associativismo desde 1985. 
- Como  presidente da Federação Apícola do RS, está atuando junto as 60 entidades filiadas, na elaboração da Carteira Nacional do Apicultor e principalmente orientando na construção das Casas de Mel e Entrepostos de Mel para obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
-  Presidente do Conselho Fiscal da CBA

Agenor Sartori Castagna - Apicultor. Atual Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina.
- Empresário

Altair Pereira de Oliveira -  Apicultor. Engenheiro Agrônomo. Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Mato Grosso do Sul.
 

PROGRAMA PARA O BIÊNIO 2000/2002 
(Proposta)

    Formar parcerias com as revistas: O Apicultor (RS), Zum Zum (SC), Mensagem Doce (SP) e outras para serem porta voz da CBA.
    Regionalizar o Associativismo Apícola no Brasil, aplicando o  Regimento Interno da CBA (de 23/11/99) que está conforme artigo 65 dos Estatutos da CBA. 

Artigo X

1ª Coordenadoria Administrativa - Sul, Estados: RGS,SC,PR, SP e Mato Grosso do Sul.

2ª Coordenadoria Administrativa - Centro-Sul, Estados: RJ,ES,MG, DF e Goiás.

3ª Coordenadoria Administrativa - Leste, Estados: Bahia, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí.

4ª Coordenadoria Administrativa - Norte, Estados: Pará, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia.

     Resumidamente: os Coordenadores Administrativos Regionais, tem como função atender aos aspectos administrativos e técnicos em nome da CBA, representando  o Presidente sempre que solicitado e coordenar o desenvolvimento apícola a nível regional de sua região. Deverão consultar a Diretoria da CBA e serão responsáveis pelo envio de relatórios mensais a CBA.

    Fazer parcerias com as Universidades Brasileiras para que os técnicos e pesquisadores destas entidades integrem as comissões técnicas da CBA.

     Convidar as Empresas, Federações e Cooperativas a filiarem-se na CBA, mediante uma contribuição, anual, de R$ 100,00 (Cem reais) e Associações de Apicultores R$ 50,00 (cinqüenta reais), bem como manter os cadastros destes colaboradores, cujos endereços serão repassados, periodicamente,  entre as filiadas.

     Apoiar e incentivar os encontros, simpósios, seminários e congressos de apicultores locais, regionais, estaduais e nacionais.

     Incentivar os apicultores a realizarem Feiras de Mel ou Produtos Apícolas junto as Feiras Agropecuárias dos seus Municípios.

     Incentivar o uso da Carteira Nacional do Apicultor em todo o território nacional.

     Incentivar e dar apoio a criação de meliponídeos (abelhas indígenas),defender a continuidade da criação de abelhas africanizadas (AHB)em todo o território nacional, recomendando a utilização de rainhas selecionadas. 

     Realizar ampla campanha de divulgação da utilidade dos 10 produtos das abelhas: Mel, pólen própolis, geléia real, apitoxina, mel de melato, opérculos, pão da abelha, cera e larvas de zangão(Apilarnil),bem como a importância da abelha na polinização e a produção de produtos ecológicos.

     Manter a CBA filiada junto a APIMONDIA e enviar, sempre que possível, um representante da CBA, aos congressos internacionais.

     Único: Estas propostas somente serão viabilizadas se houver apoio permanente dos apicultores.

 

Retorna à página anterior