Projetos

APICULTURA NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU

TEXTO: Mário Isao Otsuka


     A apicultura é uma atividade que deu certo no Parque Indígena do Xingu(PIX).
     Deu certo porque foi iniciado certo. Em junho de 1996, o Instituto Socioambiental (ISA) promoveu um curso básico de apicultura, que foi ministrado pela APACAME através de seu diretor Mário Isao Otsuka, na aldeia Rikô dos  índios Suiá onde foi implantado o apiário piloto. Participaram daquele curso 8 Suiás, 2 kaiabi e 1 Ikpeng.
     Deu certo porque o ISA tem dado todo o apoio financeiro e mantém no PIX os funcionários Geraldo Mosimann da Silva e Wemerson Chimello Ballester, ambos agrônomos, para supervisionar e orientar o trabalho dos irmãos indígenas.
     Deu certo porque anualmente a atividade é acompanhada “in loco” pelo mesmo diretor da APACAME.
O mel embalado em potes com rótulo desenvolvido  pelos índos do Xingú.
Favos com mel sendo desoperculados.
     Deu certo porque é uma atividade que não demanda trabalho constante e integral o tempo todo.
     Atualmente existem no PIX espalhadas em diversas aldeias, de diversas etnias cerca de 70 colmeias, que já produzem 600/700 kg. de mel ao ano.
      O mel é colhido maduro, desoperculado, centrifugado e envasado com toda a higiene que o produto requer. Já se encontra em andamento, no Ministério da Agricultura, o processo de obtenção do registro no S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal).
     Por ora, a produção é vendida rotulada dentro do próprio parque aos visitantes (pessoal da saúde, cursos, etc.), e nas casas comerciais do entorno. Parte da produção é consumida nas aldeias.
     Visando a certificação do mel, como orgânico, o ISA já iniciou os trabalhos junto ao Instituto Bio-Dinâmico de Botucatú.
     Para o corrente ano de 2000 estão previstos dois cursos da APACAME no PIX, um provavelmente básico em maio e outro mais avançado em outubro.
     Quanto à meliponicultura as noticias são auspiciosas, pois os ensinamentos transmitidos pelo diretor Waldemar Ribas Monteiro, da APACAME, foram bem aceitos e a atividade está em pleno desenvolvimento.

Retorna à página anterior