Pesquisa
 


TESTE DO LIQUID SMOKE EM MORADA NOVA - CEARÁ
O fumigador e a fumaça são elementos do século passado?

Etelvina Conceição Almeida da Silva
Pesquisadora Científica do Instituto de Zootecnia – Pindamonhangaba, SP

    O Liquid Smoke (L. S.) é um produto industrializado nos EUA. Trata-se de um líquido escuro com forte cheiro de fumaça, cujo uso é indicado para substituir a fumaça, acalmando as abelhas nos trabalhos diretos com as colmeias.
     No dia 4 de janeiro p. p. durante a nossa visita ao Projeto Rainha, na companhia do Coordenador do projeto Sr Roberto Filho, do Diretor, Sr José Carlos e do técnico Antonio Marcos da Silva testamos o produto em apiários do Projeto, localizados no Municipio de Morada Nova. Os apiários de 50 colmeias cada, formavam um conjunto de 200 colmeias.
 


Apiário de 50 colmeias coberto de sombrite preto (3.000), que as protege de 70% dos raios solares.

      O produto foi preparado conforme a indicação do fabricante, diluído em água e colocado em um recipiente provido de aspersor (Fig. 2). O teste consistiu em aplica-lo, tal como a fumaça. Inicialmente borrifamos o alvado, o que fez com que as abelhas entrassem na colmeia. A seguir suspendemos a tampa e pulverizamos o produto sobre os quadros. Imediatamente as abelhas se afastaram, dirigindo-se para o fundo da colmeia. Realizamos a inspeção: avaliação da cria, troca de posição de favos, procura da rainha, sem que houvesse a menor reação defensiva por parte das abelhas. Freqüentemente usávamos o produto sobre as abelhas que chegavam do campo, à volta da colmeia.
     Depois de usar o produto com êxito em várias colmeias, comparamos o uso do Liquid Smokc com o uso da fumaça. Observamos que o cheiro de fumaça do L.S. marca por mais tempo o alvado; consequentemente, as abelhas entram na colmeia e demoram mais para (poucas) retornarem ao alvado, que fica umedecido pelo líquido repelente.
     As vantagens são concretas: evita-se o peso do fumigador, o manejo com o material carburante, os riscos de incêndio, o cheiro da fumaça na roupa do apicultor. No entanto, restam algumas questões que devem ser levantadas: custos do produto, efeito residual nas abelhas, saúde do apicultor ou contaminação dos produtos da colmeia.


 
 

Retorna à página anterior