Editorial
 

MERCADO EXTERNO.

COMO CONQUISTÁ-LO?


    Não temos a menor sombra de dúvida sobre a qualidade dos produtos apícolas brasileiros e de como eles são aceitos no mercado internacional.
    Mas, como conquistá-lo?
    Existe um grande movimento dos governos federal e estaduais para incrementar as exportações dos produtos agrícolas, não só para equilibrar a balança econômica, mas também, como fator gerador de empregos, como forma de minimizar o problema social.
    O Governo, finalmente, desperta e chega a conclusão que a Agricultura  é o segmento que pode rapidamente responder à esta necessidade.
    E, neste contexto, está a Apicultura, que através da polinização, realizada pelas abelhas, pode contribuir, de imediato, com o aumento de 30% na produção agrícola brasileira, sem que haja a necessidade de aumentar a área plantada.
    De outro lado, o mercado globalizado exige do agronegócio, total adaptação à economia mundial que é o da competição sem trégua.
    É aí que a roda pega.
    No setor apícola temos o exemplo da Argentina que nos últimos 5 anos, estruturou-se com o apoio governamental, abriu espaço no mercado internacional para se tornar atualmente um dos maiores exportadores de mel. O Chile caminha no mesmo sentido, com exportações que superam 50% da sua produção. O mercado asiático está sendo invadido por empresas da Austrália e Nova Zelândia.
    Tudo isto comprova que o setor apícola pode responder rapidamente quando apoiado politicamente.
    O Governo precisa exportar. Nós temos o produto que é aceito internacionalmente.
    O que é necessário?
    É necessário a parceria entre governo e a iniciativa privada para que possamos, agressivamente, conquistar o mercado externo.
    Só apoio moral não basta. O governo tem que participar diretamente na divulgação dos nossos produtos no mercado internacional e, na viabilização da participação dos empresários apícolas brasileiros nas Feiras Internacionais, sem o que vamos perder o bonde da história.
 
 
 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 
 
 
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