Opinião

“CAIXA DE CAPTURA DE APICULTORES”

    Estou envolvido na apicultura há mais de 35 anos, e tenho participado de inúmeros congressos nacionais e internacionais.

    Causou-me decepção, e mesmo uma revolta íntima, a mudança do XIII Congresso Brasileiro de Apicultura da encantadora e acolhedora cidade de Joinville para Florianópolis.

    Lembramos que Joinville foi escolhida pelos congressistas presentes no XII Congresso em Salvador, Bahia, com aplausos e louvores, em razão da maravilhosa promoção feita em torno daquela cidade. E, ainda, aquela cidade foi recomendada pela Federação das Associações d Apicultores de Santa Catarina (FAASC), e referendada pela Confederação Brasileira de Apicultores (CBA) .

    E, de repente, uma simples circular da FAASC, unilateralmente, modifica tudo. Não estou dizendo que Florianópolis não mereça sediar mais um Congresso. Não é isso que estou protestando.

    Como brasileiro acostumado a levar “ferroadas” constantemente, principalmente dos órgãos públicos, e assistir ataques de “formigas saqueadoras de colmeias”, penso que a escolha inicial foi um golpe no ventre aplicado aos bem intencionados apicultores que estiveram em Salvador.

    E pergunto: o excelentíssimo senhor Prefeito Municipal de Joinville não foi, no caso, um  “laranja”, provavelmente fecundada por um ou mais “apis”, não “scutelata” mas “sapiens”, com outras intenções? Não saberia de antemão, de cor e salteado, se sua cidade teria ou não estrutura adequada para acolher um Evento como o nosso Congresso? Não teria ido na conversa de “caçadores de abelhas”?

    Assim, melancolicamente, o “Grande Apiário”simplesmente, à revelia das “Abelhas Operárias”que tinham aprovado Joinville, foi migrado para Florianópolis, quiçá aonde já o queriam inicialmente.

    Os apicultores brasileiros merecem mais respeito.

    Reynaldo Kramer.


 


Retorna à página anterior