Abelhas Nativas
 


Abrigos para as “Abelhas Indígenas sem Ferrão do Solo”

    A grande maioria das abelhas indígenas sem ferrão constroe seus ninhos em ocos de árvores, porém várias espécies constroem, naturalmente, seus ninhos em ocos de formigueiros abandonados, locais geralmente conhecidos como  “panelas de formigas”. Pensando em criar condições naturais a essas abelhas (da terra),  imitando então a natureza, desenvolvi 2 modelos para abrigá - las. Apesar de ter  minha criação  da abelha Mandaçaia  (Melipona quadrifasciata anthidioides) e Jataí (Tetragonisca angustula), eu não poderia deixar de preocupar-me com as abelhas de solo, que devem ser preservadas pela sua  grande importância ecológica.

    Algumas pessoas tentam manter as abelhas da terra em caixas ou colméias racionais de madeira, que são colocadas ao ar livre. Porém elas não sobrevivem muito tempo nessas condições, acredito eu, que elas não estejam adaptadas biologicamente para viver em contato com a madeira e, muito menos quando a colméia racional é colocada ao ar livre, pois quando estão fora da terra há grande dificuldade dessas  espécies de manterem controle térmico eficiente para o ninho.

    Os meliponíneos que nidificam no solo, na minha opinião, devem ficar em contato direto com a terra, pois até mesmo microorganismos que vivem naturalmente na terra, talvez auxiliem  de alguma forma a sobrevivência dessas abelhas indígenas sem ferrão .

Ferramentas para a Captura:

            1 - Cavadeira ;
            2 - Enxadão ;
            3 - Colher de pedreiro ;
            4 - Colher de cozinha ;
            5 - Arame maleável ou corda de nylon ( utilizadas  em varal de roupa ).
           (As ferramentas dos itens 3 e 4 são importantes principalmente, quando a operação estiver chegando próxima ao ninho, evitando o perigo de danificá – lo).

Captura:

    Para a captura das abelhas a  primeira coisa a fazer é colocar o arame ou corda de nylon dentro do orifício de  entrada das abelhas, em seguida deve-se cavar ao redor, tomando o cuidado para não perder o canal e, assim deve ser feito até chegar ao ninho. Esse trabalho deve ser feito em um dia ensolarado, uma chuva repentina destruiria todo o serviço e mataria as abelhas.

Construção dos Abrigos:

1º Abrigo : “Alvenaria”

    A construção dos abrigos é simples,  o primeiro abrigo “Alvenaria”, consiste em construir uma caixa externa de tijolo ou bloco de cimento ( não é necessário ser fechada em baixo, pode ser de “chão batido” para facilitar o equilíbrio  da umidade; no interior  da mesma é feita uma outra caixa (obs.:  essa só pode ser  de  tijolo de barro), onde será colocada a colônia das abelhas em contato direto com os tijolos, que deverão ser unidos com barro , nunca com cimento.

    Entre a caixa externa e a interna, deve-se colocar uma camada de 10 – 15 cm de terra de barranco peneirada, ajudando com isso as abelhas a manterem um controle térmico.

    A tampa da caixa interna deverá ser de tijolo e unidos com barro, é importante deixar na mesma um orifício feito na posição diagonal, que facilita a subida e passagem das abelhas.


 
 
 

 

 

 

 


2º Abrigo :  “Panela de Barro”

    O segundo abrigo “Panela de Barro”, consiste em se utilizar uma caixa de madeira para servir como molde, barro e uma tigela redonda ou oval. De preferência deve-se utilizar terra peneirada de barranco ou, abaixo da superfície do solo, ( 30 a 40 cm ou mais), pois apresentam menos presença de fungos.

    Entre as abelhas da terra, algumas espécies possuem o ninho  com grande número de abelhas necessitando de espaços maiores, como é o caso da Guira (Geotrigona inusitata), Guiruçu (Schwarziana quadripunctata),  Mandaçaia – do - chão (Melipona quinquefasciata). Já a abelha Mirim-da-terra (Paratrigona subnuda) são abelhas menores necessitando de menos espaço.

    É importante conhecer qual é a espécie que será capturada, para ser  construído com tamanho ideal o abrigo para as abelhas.

    Obs.: Devemos manter os abrigos na sombra e cobertos com o telhado, conforme o desenho.


 


Endereço para contato :

José Luciano Panigassi
R.: Maestro João Volpin Filho, 08 B. Limoeiro
13920-000
Pedreira – SP.
Fone: (0xx19) 893.1857 (residência)
Fone/fax.: (0xx19) 893.1575 (artefatos de madeira)
E-mail: Panigassi@netpedreira.com.br

Retorna à página anterior