Lançamento

CONSTRUA UM APIÁRIO PELA INTERNET

    Oferecer um curso à distância utilizando os recursos da Internet para viabilizar a construção de um apiário, orientando os alunos através de aulas teóricas e práticas dentro de um programa dinâmico e objetivo. Essa é a proposta do curso Apicultura Básica, um site produzido pela Educlad/Unesp, com o objetivo de aprimorar conhecimentos em nível individual e coletivo, tornando efetivo o "aprender a aprender" e propiciando o "saber pensar", oferecendo a facilidade de um aprendizado tutelado e direcionado especificamente para as necessidades mais urgentes.

    Apicultura Básica possibilita que o aluno faça o curso inteiramente pela Internet, sob a orientação de professor especializado através de consultas ao conteúdo teórico e prático. O curso, formatado para atender às necessidades dos iniciantes na área, é uma introdução ao mundo das abelhas com noções básicas sobre como criá-las na forma de um apiário comercial ou na forma de “hobby”. O aluno também ficará sabendo sobre a constituição e construção de uma colmeia, os principais produtos apícolas, os custos de montagem do apiário e os preços atuais de venda dos produtos. O curso contém as informações básicas direcionadas a montagem de um apiário e dos equipamentos mínimos destinados a obtenção dos produtos melíferos, principalmente para a produção de mel. A construção das colmeias, melgueiras e caixilhos, por exemplo, é ilustrada pelos desenhos dos projetos onde são especificadas as medidas, detalhes e encaixes. Através de recursos de animação, é apresentado aos alunos o sistema de montagens dessas peças. A facilidade de navegação e a grande quantidade de recursos visuais disponíveis dão a oportunidade para que qualquer pessoa, mesmo sem experiência na área mas interessada em conhecer o mundo fascinante das abelhas ou a explorá-las comercialmente como alternativa de fonte de renda, possa fazer o curso.

    Essa nova maneira de aquisição de conhecimento através da Educação a Distância é rápida e de custo baixo, onde o aluno estuda em seus horários disponíveis e mantém mais estreitos os vínculos com sua casa ou ambiente de trabalho. É um curso na forma de módulos, com acesso on- line acompanhado de informações na forma de texto, fotos, imagens e gráficos, e com acompanhamento interativo (por chat, em tempo real, ou e-mail) do professor. Essa interatividade é fundamental para esclarecimento das dúvidas e aprimoramento do conhecimento.

    O responsável pelo curso é o Prof. Dr. Osmar Malaspina. Ele é professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista) e pertence ao Centro de Estudos de Insetos Sociais e Departamento de Biologia do Instituto de Biociências de Rio Claro. Desenvolve estudos em biologia e comportamento de abelhas e em controle de qualidade de produtos apícolas a mais de 25 anos. É autor de cerca de 60 trabalhos científicos sobre o assunto e assessor e consultor de diversas associações e/ou entidades, revistas e programas de TV  ligadas ao setor. É responsável pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Apícolas do Centro de Estudos de Insetos Sociais, autorizado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento para realizar o controle desses produtos para empresas e apicultores de todo o Brasil.

    Para conhecer melhor o curso, visite o site Apicultura Básica, da Educlad no endereço eletrônico:

http://www.educlad.com.br/apicultura.


Retorna à página anterior