Atividade
 


REUNIÃO PLENÁRIA DE MARÇO/2000

    Na reunião plenário do mês de março/2000, tivemos a grata satisfação de receber a visita do Dr. Antônio José Balloni, pesquisador e apicultor, que proferiu palestra sobre o tema “Como Aumentar a Sua Produção de Mel em 100%”, utilizando colmeias ligadas em série, obtendo assim, maior produtividade de mel no apiário.
    A palestra foi bastante concorrida e enriquecida com projeção de slides e transparências.
    Segue o resumo da palestra:
 

COMO AUMENTAR A SUA PRODUÇÃO DE MEL EM 100%


    Foi observado em campo que a produção de mel de abelhas é diretamente proporcional ao produto do quadrado do peso (N)  em Kg do  número de abelhas pelo produto do quadrado de rainhas (R) existentes.
    Utilizando-se de sistemas compostos com caixas padrão  Langstroth, sendo cada sistema ligados em série com 4 caixas cada um, com os respectivos alvados apontados para uma mesma direção,   conseguiu-se obter uma produção de mel superior a 50% quando comparado a   produção, em mesmas condições, de apenas uma caixa de abelha isolada.
 
    A lei de Fábrega diz que:

                P(Kg) = 2 * N2 * R2

    Sendo  P = a produção de mel em Kg
                N = o  número de abelhas em Kg (10.000 abelhas correspondem a N=1.0Kg) e
                R = número de  rainhas utilizados.

    Dos resultados obtidos em campo, concluiu-se que :

            R<=3

    e que o fator "2"  da “Lei de Fábrega” não existe quando R=3 .

    Os resultados obtidos nas condições em que o  experimento foi realizado (baixo nível de florada e enxames pré capturados),  demonstraram um aumento superior a 50% na produção de mel, o que está de acordo com a nova expressão proposta para Lei de Fábrega:

                P(Kg) = K * N2 * R2
 
    sendo 1<=K <= 2 dependendo das condições de florada.

    Para este trabalho, o  valor de K=1 (baixo índice de floradas), e
 
                P(Kg) = N2 * R2
 
    Estudos mais aprofundados, com realizações de novos experimentos devem  ser realizados em presença de florada abundante e enxames fortes em início de  florada, afim de verificar a dependência do  fator K em função da florada e também se o fator "2" da lei de Fábrega existe de fato.

    Estima-se que é possível atingir uma produção de até 75% sobre colmeias  simples, usando-se no máximo 3 rainhas.

(*) – CONSULTORIA: Lembre-se, você vai , no mínimo,  aumentar em 50% sua produção de mel, portanto vale a pena investir em uma  consulta técnica para fazer certo da primeira vez. Contate  Dr. Antonio José Balloni - Telefone: 55-0xx-19- 2893640 -  e-mail: ballonia@usa.net


 
 

Retorna à página anterior