Notícia
 
 
VISITA DE EMPRESÁRIOS JAPONESES À APACAME
 
Texto: Mario Isao Otsuka
 
    No dia 04 de novembro de 1999, às 14:30 horas o Presidente - Executivo da APACAME Dr. Constantino Zara Filho, juntamente com o Diretor Mário Isao Otsuka, receberam em sua sede social, no Parque da Água Branca, em São Paulo, um grupo de empresários japoneses ciceroneado por Sr. Norihito Matsuda, Diretor Presidente da MN Própolis, de Mogi das Cruzes.

    Foi, na realidade, uma visita de cortesia, visto que era intuito do grupo conhecer a APACAME, que hoje já começa a ser conhecida internacionalmente.

    O grupo era capitaneado por Sr. Hideo Yamada, Presidente da Mico Group (MICO, INC. Sante, Inc. - Yamada Beekeeping Enterprises, Inc.), de Okayama, que relatou ao Presidente da APACAME  que sua empresa trabalha com os produtos da apicultura, sendo que a própolis é o seu principal produto. A empresa tem cerca de 600.000 clientes que são atendidos através de Marketing Direto. É também um grande anunciante do jornal Asshi Shimbum cuja tiragem diária é de 8.000.000 de exemplares, divulgando os produtos das colmeias.

    A empresa tem adquirido, e pretende continuar adquirindo, a própolis bruta brasileira por se julgar que se trata de produto de qualidade reconhecida. Relatou que tem adquirido essa matéria-prima, da empresa MN Própolis, que julga ser de boa qualidade, e também em razão da seriedade que o fornecedor tem no trato do assunto com os apicultores.

    A atividade empresarial com os produtos das colmeias, no Japão, é história muito recente de cerca de 50 anos apenas. O mel não é tradicionalmente usado, na mesa, para alimentação, enquanto que a previsão é que as pessoas idosas venham a consumir mais pólen e própolis no futuro.
 
    A empresa tem investido e incentivado a pesquisa sobre a própolis, com o desenvolvimento de um laboratório de análise e especificação de sua qualidade.

    O Dr. Constantino, por sua vez, explicou ao Sr. Yamada e ao grupo o que é a APACAME atualmente no meio apícola nacional, e sua importância para o desenvolvimento da apicultura brasileira.

    Falou genericamente sobre a atualidade apícola do País, sobre a produção atual, potencial para produzir muito mais, potencial para o mel orgânico, sobre os Entrepostos no País e no Estado de São Paulo, a história da africanização, a rusticidade da abelha africanizada que não tem necessitado de medicamentos e acaricidas. Deu ênfase na necessidade de aprimoramento do manejo apícola para melhorar a produção nacional, e que isso tem sido o objetivo da APACAME na conscientização do apicultor. Explanou, também, que é preocupação no Brasil de se implantar a normatização da própolis e de outros produtos das colmeias.
Estiveram presentes na reunião além do Sr. Yamada e do Sr. Matsuda os Srs. Yasuyuki Hoshino da Hayashibara Groups, Hiroyuki Nonoyama da Mitsui & Co. Ltd.,  e uma equipe de jornalistas japoneses.

    Serviu de interprete na reunião o Sr. James Hideyuki Tsuji, da Mitsui Brasileira Import. E Export.S.A..


 
 
 
 
Retorna à página anterior