Evento
 
I SEMINÁRIO SERGIPANO DE APICULTURA
 
 
     No período de 28 a 29 de outubro de 1999 realizou-se com grande êxito, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Cidade Universitária “José Aloísio de Campos” , em Rosa Elze, São Cristóvão - SE, o I Seminário Sergipano de Apicultura, cuja realização esteve sob a responsabilidade da Associação Sergipana de Apicultores e da Federação Apícola de Sergipe - FAPISE que contou com a seguinte programação:
  • Palestra: Processo Associativista, tendo como palestrante o Dr. Constantino Zara Filho, Presidente da APACAME/SP.
  • Painel: “O Papel dos Parceiros no Desenvolvimento Apícola” com a participação de representantes do Banco do Brasil, BANESE, Banco do Nordeste, Corpo de Bombeiros, EMBRAPA,  EMDAGRO, IBAMA, Ministério Público, SAGRI, UFS, Vigilância Sanitária, MARA.
  • Palestra: A Importância da Renovação de Rainhas, e, Produção de Abelhas Rainhas tendo como palestrante a Profa. Etelvina Conceição Almeida da Silva, do Centro de Apicultura Tropical, Pindamonhangaba/SP.
  • Palestra: Segredos de um Apiário Produtivo”, tendo como palestrante o Dr. Ronaldo Barbosa, do Centro de Apicultura Tropical, Pindamonhangaba/SP.
  • Palestra: Comercialização e Crédito, tendo como palestrantes representantes do SEBRAE-SE e Banco do Nordeste
  • Palestra: Prevenção em Acidentes com Abelhas, tendo como palestrantes representante do COOPENF e Dr. Paulo Amilcar Farias, médico alergista e Imunopatologista.
     O Evento culminou com a assinatura  do Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação - SAGRI ( EMDAGRO, COHIDRO E PRÓ-SERTÃO), o Banco do Nordeste do Brasil S/A., A Delegacia Federal de Agricultura em Sergipe - DFA/SE, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF/4O SR, SEBRAE/SE, A Universidade Federal de Sergipe - UFS, Corpo de Bombeiros da PM Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju e a Federação Apícola de Sergipe - FAPISE, tendo como objetivo:
 
a-  organizar a Cadeia Produtiva da Apicultura;
b-  promover a expansão qualitativa da apicultura no Estado de Sergipe;
c-  capacitar técnicos e agentes produtivos ligados à atividade;
d-  dotar as unidades rurais de infra-estrutura produtiva básica;
e-  promover o melhoramento genético do plantel apícola;
f-  apoiar projetos que se destinem à produção, processamento, comercialização de mel, pólen, própolis, geléia real e apitoxina;
g-  incentivar e apoiar os processos de geração e transferência de tecnologia;
h-  viabilizar o apoio creditício junto às instituições financeiras;
i-  incentivar com campanhas publicitárias, bem como em cursos, palestras e eventos os benefícios e o consumo de produtos de origem da abelha para a população;
j-  participar, com os demais parceiros deste Protocolo, da Câmara Setorial de Apicultura.
 

 

Retorna à página anterior