Eventos
 

 XII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA - CBA

TEMA:  Nordeste: A GRANDE OPÇÃO DA APICULTURA BRASILEIRA
 
 
        Mais uma vez o Nordeste do País mostrou sua vocação para a Apicultura do Terceiro Milênio, no recém bem sucedido XII Congresso Brasileiro de Apicultura, em Salvador - BA, uma realização da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA e Federação das Associações de Apicultores do Estado da Bahia - FAABA, e promoção da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia - SEAGRI / BA. 
 
        Sob o tema "Nordeste: A Grande Opção da Apicultura Brasileira", realizou-se com inteiro êxito no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, Bahia, no período de 10 a 13 de novembro de 1998, o XII Congresso Brasileiro de Apicultura, o evento máximo do calendário apícola nacional.
 
 Prof. Paulo Gustavo Sommer,  
presidente da Confederação Brasileira de Apicultura,  
discursa durante a abertura do congresso.
 
 
 Vista parcial do Plenário do Auditório Yemanjá.
         O Congresso teve a oportunidade ímpar de mostrar, a toda coletividade apícola brasileira, que o agronegócio apícola do País já é uma realidade palpável, e caminha a passos resolutos para sua realização plena no início do terceiro milênio que já se avizinha. 
 
 
        Foram quatro dias de mini-cursos simultâneos, conferências, mesas-redondas, mini-conferências simultâneas, simpósios simultâneos, apresentações de painéis, sessão "tire suas dúvidas", espaço do apicultor, demonstrações de materiais e inventos, exposição comercial e venda de produtos e serviços. Entretanto, para a maioria dos apicultores congressitas o evento máximo foi aquele não constante da programação oficial, ou seja, o congraçamento e o intercâmbio de conhecimentos entre os presentes que somaram em torno de 1.108 congressitas inscritos assim distribuídos entre os Estados da Federação: 01 AM; 06 GO; 03 MT; 18 PR; 06 SC; 35 TO; 25 AL; 04 PA; 73 RJ; 20 SE; 17 DF; 01 MA; 31 PB; 19 RN; 106 SP; 452 BA; 13 ES; 40 MG; 59 PE; 03 RO; 92 CE; 10 MS; 50 PI, 14 RS; 01 MS; e de países estrangeiros: 01 CHILE; 01 COSTA RICA; 01 ITALIA; 01 URUGUAI; 02 ALEMANHA; 01 VENEZUELA; 01 SUIÇA e 01 DA FRANÇA.   
 Vista parcial do Plenário do Auditório Yemanjá.
 
 
 
Integrantes da caravana da APACAME que participaram do congresso.
        Os temas relativos às abelhas nativas sem ferrão tiveram espaços bem maiores, o que demostrou a preocupação, dos cientistas e apicultores, de sua preservação através da criação racional, neste momento que ainda continua intensa sua predação pelo homem em seu habitat natural, bem como o desmatamento irrefreado e cada vez mais devastador. No último dia realizou-se uma sessão especial que culminou com a formação de núcleos regionais que irão congregar os estudiosos e protetores das abelhas sem ferrão. 

        A Revista Mensagem Doce foi colocada à disposição para divulgar todos os eventos até que seja implementado um órgão próprio de divulgação. 

        A abertura oficial do Congresso deu-se no Auditório Yemanjá, o principal do Centro de Convenções, com todos os assentos tomados e muitos tiveram que se posicionar em pé. Naquele auditório foi proferida as conferências: A Abelha e o Meio Ambiente, pelo Prof. Warwick Estevam Kerr, Potencialidades da Apicultura no Nordeste Brasileiro, pelo Dr. Manoel Bonfim Ribeiro, O Estado Atual e Perspectivas da Apicultura Brasileira, pelo Prof. Lionel Segui Gonçalves, Produção, Seleção e Comercialização de Rainhas, por John Kefuss. Também no Auditório Yemanjá foram realizados o seminário A CBA e a Apicultura nos Estados, e a mesa-redonda A Apicultura no Contexto do Fórum Nacional da Agricultura.

        Notou-se uma frustração generalizada, entre os congressistas, pela não realização da conferência O Mercado Internacional de Mel e as Possibilidades Brasileiras nesse Contexto, por não comparecimento do Prof. Helmuth Horn, da Alemanha.

        Os mini-cursos, mini-conferências e simpósios, todos simultâneos, conforme programação na íntegra publicada na Revista Mensagem Doce n. 48, tiveram a participação dos mais renomados nomes do momento apícola nacional. Foram tantos em eventos simultâneos que os congressitas tiveram muitas dificuldades para se fazer a opção mais conveniente.
 

 
Sr. Kasat, presidente da Kasat Inox.
        A Feira Nacional Apícola, na opinião da Mensagem Doce, deixou a desejar pois teve participação somente de cerca de 25 estandes, quando o potencial, com a participação de empresas do sul e sudeste do País, seria o dobro ou triplo. Talvez a extensão territorial do País e o momento econômico sejam as razões de tantas ausências. Muitas empresas talvez até ignorem da importância de se estarem presentes num evento como aquele recém realizado. Um dos equipamentos que chamaram a atenção dos visitantes foi o Mini Processador de Mel, construído pela Kasat Inox, de Rio Claro, que num único equipamento apresenta um Descristalizador de Mel, um tanque decantador e homogenizador e envasador de mel. 

        Outro equipamento que chamou a atenção foi a Máquina Automática para Sachet da empresa Brossplastic, de Goiânia - GO. 

 
Sr. Brossmann, diretor presidente  
da Brossplastic.
 
 
Vista parcial da Feira Nacional Apícola que aconteceu  
paralelamente ao Congresso.
 
Vista parcial da Feira Nacional Apícola que aconteceu  
paralelamente ao Congresso.
 

        Nos bastidores do Congresso, as lideranças apícolas do País trabalharam incansavelmente para o fortalecimento político da CBA, para que a mesma possa, juntamente com o Associativismo Apícola Nacional., o CONABEE - Conselho Nacional do Agronegócio Apícola e a Câmara Setorial dos Produtos Apícolas do Estado de São Paulo, lutar, ombro a ombro, pelo fortalecimento e valorização do setor apícola. O setor espera que assim seja definitivamente reconhecido, pelas autoridades governamentais, como um segmento econômico de suma importância, não somente pelo valor agregado dos produtos da colmeia, mas principalmente como fonte geradora do incremento da produção de alimentos através da polinização apícola.
 

Vista parcial da Feira Nacional Apícola que aconteceu
paralelamente ao Congresso.
 
        Os apicultores, através de suas Associações e Federações, esperam que, conforme decisão tomada na Assembléia do Congresso realizado em Teresina - PI, a CBA tenha obtido resultado financeiro do Evento.

        Esperam, também, que nos próximos Congressos Brasileiros de Apicultura, não sejam esquecidos o Pavilhão Nacional e o Hino Nacional nas aberturas e nos encerramentos.

        A Revista Mensagem Doce e a APACAME prestam homenagem póstuma à família do Apicultor Sr. RAIMUNDO ALVES PINTO, do Estado do TOCANTINS, que teve passamento trágico durante o Congresso.

        Joinville, no Estado de Santa Catarina - sediará o XIII Congresso Brasileiro de Apicultura no ano 2000. A APACAME estará lá!!!

 

Retorna à página anterior