Visita Técnica
 

 APACAME NA APIS FLORA

    Uma comitiva de 44 pessoas, integrantes do quadro de associados da APACAME, esteve no dia 28 de março de 1998 em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, visitando as modernas instalações industriais de entreposto apícola da empresa APIS FLORA.

Vista parcial da comitiva.

    Ao chegar à empresa, ao grupo da APACAME, juntou-se o grupo de membros das famílias Wenzel de São Carlos e Picos - PI e a Dra. Yuly Ivete Miazaki de Toledo da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tendo sido todos calorosamente recebidos pelos empresários Antônio Carlos Meda e  Manoel Eduardo Tavares Ferreira, seus familiares e colaboradores.

    O grupo de visitantes, em virtude de número um tanto elevado, foi dividido em dois de modo que, em revezamento, pudesse melhor assimilar as explicações que fossem dadas, bem como melhor observar o funcionamento dos equipamentos industriais.

    Assim, enquanto um grupo percorria as instalações industriais devidamente vestidos com aventais e gorros esterilizados e descartáveis, o outro grupo assistia, numa ampla sala destinada ao treinamento e reuniões de executivos, um vídeo muito bem produzido mostrando a empresa e seus produtos. Após o vídeo o executivo da empresa Sr. Ubiratã deu outras explicações, bem como respondeu a inúmeras perguntas formuladas pelos visitantes.
 

Vista parcial do setor de embalamento.

    Na visitação às instalações industriais, os visitantes, ciceroneados pelos proprietários Antônio Carlos  e Manoel, ouviram atentamente as pormenorizadas explicações sobre os equipamentos e seu funcionamento. Todos os equipamentos e instalações,  inclusive as tubulações, são novíssimas, embora a firma já exista há 15 anos, em inox de fabricação nacional, produzidos sob encomenda e montados no próprio local.
 

Instalações industriais da Apis Flora.
 
    Os visitantes ficaram sabendo que o mel, principal matéria prima, provêm de apiários previamente cadastrados, em número de cerca de quatrocentos, e chega à empresa colhido e pré-filtrado dentro das exigências estabelecidas junto ao apicultor fornecedor.
 
    Apesar de o dia da visitação tivesse recaído num sábado, a empresa, em razão da boa demanda de seus produtos, estava em pleno funcionamento.

    Aos integrantes da comitiva a visita foi além da expectativa, pois tiveram a oportunidade de ver de perto um moderno entreposto em funcionamento, receberam como lembrança da visita um kit com  produtos e foram finalmente agraciados com um lauto almoço pela direção da empresa.
 


O Presidente da APACAME entrega placa que registra  a visita às instalações da Apis Flora aos seus Diretores Sr. Manoel E. Tavares Ferreira (ao centro) e Sr. Antonio Carlos Meda.

    A APACAME sente-se honrada por ter podido testemunhar a profícua iniciativa dos empresários Antônio Carlos e Manoel, que tem contribuído para o início do fortalecimento do setor de agronegócio apícola do Estado de São Paulo.
 

 

Retorna à página anterior