Atividade
 
 
 

III JORNADA TÉCNICA E SOCIAL DA APACAME

DIA DE CAMPO NO CENTRO DE APICULTURA TROPICAL - PINDAMONHANGABA - IZ - SP
 
 
   
        Corou-se de pleno êxito a III Jornada Técnica e Social da APACAME. Desta vez a visita foi feita nas dependências do Centro de Apicultura Tropical, IZ, Pindamonhangaba, SP. 
        Atendendo à um extenso programa elaborado pela Direção do Centro Dr. Ronaldo Mário Barbosa da Silva e Profa. Etelvina Conceição Almeida da Silva às 8:00 horas estávamos em Pindamonhangaba para o início dos trabalhos.
        Foi servido um excelente café da manhã de boas vindas ao grupo da APACAME.
        Após o café, dentro do programa foi plantada, pelo Presidente - Executivo da APACAME,  uma árvore comemorando a presença da APACAME naquele centro.
        Imediatamente após o grupo de 46 pessoas foi dividido em três para que pudessem visitar as seções previstas para o dia de Campo.
 
        Foram detalhadas as atividades desenvolvidas pelo Centro como o histórico da Instituição, tipos de análises efetuadas pelo CAT, processamento de pólen e de própolis, visita ao criatório de rainhas, apresentando as etapas de produção de rainhas.
        Ao final da visita o O Dr. Constantino Zara Filho fez a entrega de placa comemorativa da presença da APACAME naquele instituto.
        Após as visitas o grupo seguiu para  a Fazenda Santa Emília para um churrasco de confraternização com os membros da Cooperativa de Apicultores da Serra da Mantiqueira e da ONG MantiqueiraViva, com uma palestra sob o tema “Atuação parlamentar em prol do desenvolvimento Sustentado”  que foi proferida pelo Deputado Estadual Kito Junqueira, que tem dado enorme apoio ao Centro de Apicultura Tropical e à ONG MantiqueiraViva.

        O CENTRO DE APICULTURA TROPICAL é uma dependência do Instituto de Zootecnia, órgão da administração direta do Governo do Estado de São Paulo, cuja missão é a promoção do desenvolvimento e modernização da apicultura. Sua atividade básica é a pesquisa tecnológica, relacionada à produção apícola.  Complementando a pesquisa, presta serviços e fornece bens de produção tais como: ABELHAS RAINHAS, MUDAS E SEMENTES DE PLANTAS APÍCOLAS, CERA ALVEOLADA, ANÁLISES LABORATORIAIS (mel, cera, própolis e outros produtos das abelhas) , estágios, folhetos, projetos e consultoria. Promove Cursos que são outra modalidade de  atuação em prol da Apicultura. 

 
 
 

 
 

Retorna à página anterior