Notícia
 

 ASPECTOS DA APICULTURA NO PERU

Eng. Zoot. César Palomino Tinco - Univ. Nacional San Antonio Abad del Cusco - Peru.
 

    A Revista MENSAGEM DOCE recebeu do Engenheiro Zootecnista César Palomino Tinco, Prof. Principal da Cátedra de Apicultura da Faculdade de Agronomia e Zootecnia., e do Departamento de Produção animal da Universidade Nacional San Antonio Abad del Cusco - Peru um relato sobre a situação apícola da Região Inka de Cusco que passamos a relatar. Desta forma a MENSAGEM DOCE abre espaço para apicultores, pesquisadores informem desenvolvimento da apicultura na sua região e no seu país dando a todos uma noção global da apicultura.

    Eis o relato: Com respeito a temporada apícola na região Inka, no geral, se poderia dizer que começou bem quanto as chuvas e  a temperatura. As colmeias estão se desenvolvendo bem, incentivadas pelas florações do Nabo(crucifera), Eucaliptos, e algumas espécies silvestres que, embora  produza um mel escuro e de sabor forte servem de incentivo para as colmeias.

    Teremos a partir do final de novembro até meados de março para multiplicar  e recolher enxames silvestres em todos os vales interandinos da Região: Vale Sagrado, Limatambo, Curahuasi, etc.

    Com referência a Loque Europeia desde o final da temporada anterior e começo da presente detectamos muito poucos casos.

    Na Zona tropical da Região de ( Quillabamba)  terminou a temporada entre o fim de outubro e primeira quinzena de novembro e podemos dizer que a produção esteve muito abaixo dos índices normais ( 18 a 20 kg./colmeia / ano) sendo que na região, em boas condições a produção é de 40 a 45 kg /colmeia / ano. Esta baixa produção se atribui a escassez de chuvas na melhor época de floração ( abril, maio e junho), a incidência de Varroa e muita chuva no final da temporada.

    COMENTÁRIO: Como vemos os nossos irmãos peruanos estão sofrendo as mesmas adversidades climáticas que tem atingido diversas regiões do Brasil.

    A Revista MENSAGEM DOCE esta aberta para que os apicultores relatem as atividades apícolas de suas regiões.

 

 

Retorna à página anterior