Lançamento
 
 

LIVRO: VIDA E CRIAÇÃO DE ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO

AUTOR: Paulo Nogueira Neto
 
Capa do livro Finalmente a meliponicultura brasileira é agraciada com o livro de autoria do Prof. Paulo Nogueira Neto intitulado Vida e Criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão que tanta falta fazia já que o livro anteriormente lançado pelo autor e que tratava das abelhas indígenas encontrava-se esgotado há muitos anos. 

    O autor Paulo Nogueira Neto, trabalhou muitos anos para apresentar aqui o resultado das suas pesquisas e conhecimentos sobre as abelhas indígenas sem ferrão. 

    Este livro relata os aspectos mais importantes da vida dos Meliponíneos, as simpáticas abelhas tropicais e subtropicais que fascinam os que possuem colônias desses insetos tão atraentes e inusitados. Além disso são indicados métodos que permitem criar e multiplicar essas abelhas. O autor, Professor Titular (aposentado) de Ecologia na Universidade de São Paulo, escreveu este livro no estilo dos trabalhos científicos, expondo e comentando informações abundantes e fundamentadas, mas procurando sempre usar uma linguagem acessível. 

 
    O leitor encontrará, também, uma discussão sobre alguns assuntos importantes como o da viabilidade de pequenas populações de Meliponíneos. Na realidade, algumas conclusões aqui apresentadas transcendem o mundo das abelhas. Foi demonstrado pelo autor que pequenas populações dessas abelhas podem ser geneticamente viáveis, contrariando opiniões que negavam essa possibilidade. Assim, há esperança de que as inúmeras pequenas florestas remanescentes das Américas, tenham um significado maior que o comumente reconhecido como ilhas de biodiversidade.

    Neste livro estão indicadas as principais características dos Meliponíneos e a informação de como os seus produtos devem ser tratados, desde sua colheita até seu consumo.

    Foram também  apresentadas as colmeias PNN, aperfeiçoadas e amplamente testadas. Outros capítulos tratam das técnicas necessárias  à criação das abelhas indígenas sem ferrão e dos cuidados que meliponicultor deve tomar para ser bem sucedido, o que pode ser feito facilmente.

    Além das considerações sobre o comportamento, genética e criação de Meliponíneos, há também neste livro uma discussão e esclarecimento sobre as seguintes questões: a conservação do mel e sua pasteurização, antibióticos naturais do mel, a higiene ou a falta de higiene de certas espécies de abelhas, a existência de casos raros de méis e pólens perigosos, como prevenir casos de botulismo infantil eventualmente causados pela ingestão de mel, uma relação de plantas tóxicas para as abelhas e outros assuntos que não são comumente encontrados em livros sobre esses insetos.

    O Livro em capa dura ou brochura, fartamente ilustrado, com 446 páginas encontra-se à disposição dos interessados na APACAME com preços especiais para os sócios.

    Informações (011) 3862-2163  e pelo fax (011) 3872-8132.
 

 

Retorna à página anterior