Editorial
 
 

O CARNAVAL ACABOU

A cada início de ano, todos renovam as suas esperanças para um novo período de trabalho e realizações.
E, no Brasil, como todos sabem, o ano só começa após o Carnaval.
Refletindo sobre esta festa popular, caracterizada pela anarquia total, onde cada um exterioriza a sua fantasia, podendo transformar-se num Rei ou num Imperador etc., vemos uma certa semelhança com o que vinha acontecendo no setor apícola nacional.
Sendo um setor emergente, após a retomada do seu desenvolvimento na década de 80 e a sua falta de organização, ou podemos dizer, a sua anarquia, sempre possibilitou o aparecimento de pessoas que exteriorizavam sua fantasia de ser um empresário do setor apícola.
O tempo correu e o setor começou a se organizar, forçado pela globalização que impõe a necessidade de muito profissionalismo para enfrentar a concorrência do mercado internacional.
E essa organização requer competência e dedicação exclusiva e aí começam a  aparecer os que apenas estavam fantasiados.
Agora, com a nova organização do setor empresarial apícola com a criação do CONABEE - Conselho Nacional do Agronegócio Apícola que deverá congregar as empresas regularmente constituídas e credenciadas junto ao S.I.F., do Ministério da Agricultura, a atividade apícola nacional começa a sentir um ritmo mais profissional , o que logicamente afastará, ou dificultará a atuação de carnavalescos que entram no setor para atuarem por um pequeno período para viverem a sua fantasia.
Afinal, o Carnaval acabou.

 

 

Constantino Zara Filho - Presidente Executivo
 

 
Retorna à página anterior