Artigo
 

 BRASIL PODE SE TORNAR O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE MEL

Informações enviadas pelo apicultor e coordenador do programa “Farmer to Farmer”, no Piauí, Edson de Cruz Castro.
 

    Dando continuidade ao intercâmbio técnico - científico dos Companheiros das Américas ( dentro do programa “Farmer to Farmer”), que no Piauí é coordenado pelo apicultor Edson de Cruz Castro, sendo que o Presidente do grupo Companheiros das Américas, no Piauí, é o apicultor Armando Freitas, esteve no Piauí, no mês de janeiro/98,  o apicultor Reed Koeppe, de Nebraska, Estados Unidos da América, que coletou abelhas no Piauí para serem examinadas por técnicos de universidades americanas.

    Este é o terceiro técnico americano a visitar o Piauí, sendo que o primeiro ministrou Curso sobre a produção de Geleia Real, o segundo, Marion D. Ellis, PhD e Professor especialista em extensão entomológica, ministrou Curso sobre a Criação de Rainhas e agora Reed Koeppe fez um levantamento sobre doenças nas abelhas.

    Empolgado com a “excelente qualidade do mel piauiense”, ele acredita que o Brasil tem potencial para ser um grande produtor de mel. “Vamos ajudar este país a se transformar no maior produtor de mel do mundo”, conta Reed Koeppe, proprietário do Bee Country Apiaries, em Nebraska.

    Companheiros das Américas é uma organização particular, de voluntários, sem finalidade de lucro, que reúne cidadões de 43 estados dos E.U. e de 58 países, estados ou regiões da América Latina.

    Fundada em 1964 como o setor de cidadões particulares da Aliança para o Progresso, os “Companheiros” reúne pessoas e setores privados dos dois hemisférios. Os Companheiros das Américas também viabiliza associações para projetos de desenvolvimento em pequena escala com potencial de longo alcance, enfatizando a cooperação com outras organizações.

    Como parte do programa está previsto para Agosto/98, no Piauí, um Encontro de Apicultores (Associações e Cooperativas), técnicos, órgãos do Governo (SENAR, SECRETARIA DA AGRICULTURA, EMBRAPA, EMATER, UNIVERSIDADE), bancos e fabricantes de equipamentos e materiais apícolas assim como, a ida de 05 técnicos do Piauí para Nebraska e Texas para análise da apicultura naquela região.
 

 

Retorna à página anterior