Minha Experiência
 
 
SOPRADOR DE ABELHAS

Dr. Mário Isao Otsuka - Apicultor
 


Dr. Mario com soprador em acao

    Na época da colheita das melgueiras com mel maduro, o nível populacional das abelhas é alto e muitas se encontram entre os favos das melgueiras.

    Expulsar essas abelhas das melgueiras não nos tem sido tarefa fácil. Mesmo com a fumigação uma boa porção resiste em permanecer, e o uso excessivo da fumaça pode impregnar o mel com seu desagradável cheiro característico.

    Sacudir as melgueiras após a fumigação pouco resolve, porque nessa ocasião as abelhas parecem conseguir maior aderência com suas patas.
    Poderia fazer a coleta das melgueiras com as abelhas remanescentes, carregá-las em veículo aberto e ir dispensando-as ao longo do caminho.

    Mas, nem sempre essa opção é a melhor alternativa, em razão de pessoas que transitam nas estradas entre o apiário e a casa do mel, da estrada poeirenta com tráfego intenso de veículos, etc.

    Nós, eu e o Benito, que temos de cerca de 100 colmeias praticávamos até o ano anterior a seguinte operação:

    1)- após destampada a melgueira e leve fumigação, uma pessoa retira os quadros, um de cada vez, e varre-o com a vassourinha;

    2)- uma outra pessoa se incumbe de colocá-los numa melgueira vazia já dentro de um saco bem lavado;

    3)- fechado o saco, a melgueira, sem as abelhas ou com apenas algumas, é carregada no veículo.

    O resultado, embora as abelhas detestem o uso da vassourinha, e a operação seja demorada e cansativa, é eficaz.

    A par disso, sabemos que existem outros métodos tais como o uso de equipamento apropriado, o uso de produtos químicos, etc.

    Na falta de soprador de abelhas (bee blower), muito usado em outros países, à venda no mercado brasileiro, temos consultado técnicos para fazer adaptação em aspirador de pó de uso doméstico.  A adaptação consistiria na inversão da rotação da hélice e na conversão para 12 volts.

    Os de 12 volts fabricados para uso específico em veículos, se possível a inversão da rotação e da hélice, não se prestariam a esse serviço pela sua reduzida força.

    No começo deste ano encontramos um aparelho que, embora não tenha sido fabricado para essa finalidade, já nos serviu como soprador de abelhas.

    Esse aparelho, na sua finalidade originária, é destinado `à limpeza de quintais ou passeios públicos de folhas que caem. Funciona, à conveniência do operador, como soprador ou como aspirador.

    Sua marca é HOMELITE e é acionado por um motor de 2 tempos. Seu peso é de 6 kg. e a velocidade máxima do sopro indicada é de 150 milhas por hora(150MPH).

    O importador é a firma de origem americana WAL - MART BRASIL S/A (Osasco -SP).

    Durante o seu uso no apiário não constatamos nenhum alvoroço de abelhas em razão do barulho do motor, assim como não se alvoroçam quando fazemos a limpeza do apiário com roçadeira dotada com motor de 2 tempos
 
 

 

Retorna à página anterior