Editorial
 
 

UM MOMENTO DECISIVO

A Apicultura do nosso País passa por um momento decisivo.

        Quem participou do XXXV Congresso Internacional de Apicultura - APIMONDIA, realizado de 01 a 06 de setembro de 1997, em Antuérpia, Bélgica sentiu que um dos únicos canais para a exportação do mel brasileiro é através do mel orgânico.
        Pudemos ver  Países, como a Argentina, com estandes enormes na ApiExpo/97 tentando vender o seu mel aos europeus.
        Pudemos ver que hoje a Espanha é sem duvida a grande fornecedora de mel para a Comunidade Européia, concorrendo com preços bem abaixo do mel argentino que é tido como um País exportador por excelência.
        E aí está o momento decisivo para a Apicultura Brasileira.
        De 13 a 17 de outubro de 1997 o Governo e a Iniciativa Privada estarão reunidos em Brasília para a alteração do Capitulo V - Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal, Portaria SIPA no 006, de 25 de julho de 1985, Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Mel, Própolis, Geleia Real, Pólen, Cera de Abelha, Apitoxina, bem como, Normas Sanitárias que colocarão os produtos apícolas brasileiros em igualdade de condições e competitividade com o mercado internacional.
        O momento é decisivo e acreditamos que os colaboradores do GT - APICULTURA e das Câmaras Setoriais Estaduais saberão com a responsabilidade que lhes é peculiar definir a questão.
 
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo
 

 
Retorna à página anterior