Notícia

CAMPANHA "SEM ABELHA, SEM ALIMENTO" GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL EM CANNES - FRANÇA.

Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves - 1/7/2015
Professor aposentado da USP (FFCLRP-Ribeirão Preto-SP) e atualmente Professor Visitante da UFERSA-Mossoró-RN

Certificado 2o Lugar - categoria "Planet"

A campanha de proteção às abelhas "Sem Abelha, Sem Alimento" (BEE OR NOT TO BE) lançada em 2013 no Brasil e na Ucrânia, durante o Congresso Mundial da Apimondia, pelo CETAPIS-RN / UFERSA de Mossoró-RN , acaba de receber um Prêmio Internacional em Cannes, França.

Trata-se do Concurso Internacional de Campanhas de cunhos sociais criado em 2002 e promovido anualmente pela organização "ACT RESPONSIBLE". O Concurso de 2015 envolveu 1.310 campanhas provenientes de 33 países, sendo que 500 foram escolhidas para o "shortlist" , e destas, 115 foram selecionadas para serem exibidas e votadas publicamente. A premiação ocorreu durante o Festival Mundial de Publicidade de Cannes, e incluiu as categorias: "Human Rights, Education, Solidarity and Planet". A campanha pelas abelhas, criada pela agência 6P Marketing & Propaganda, recebeu o tributo de 2o. Lugar, na categoria Planet.

"Sem Abelha, Sem Alimento" é uma iniciativa direcionada à sociedade brasileira e suas autoridades, além dos apicultores e meliponicultores, no sentido de alertá-los para um problema internacional que ocorre hoje no meio apícola, o CCD (Colony Collapse Disorder) ou Síndrome do Desaparecimento das Abelhas.

Este é, sem dúvida, o maior desafio apícola da atualidade. Suas causas contemplam, entre outros, a presença do ácaro Varroa destructor, o fungo Nosema ceraneae, fatores climáticos e, particularmente, o uso indiscriminado de pesticidas, como os Neonicotinoides e o Fipronil - estes altamente tóxicos às abelhas.

Entrega do Certificado 2o Lugar - categoria "Planet"

Este problema vem sendo discutido pelos pesquisadores do mundo todo, havendo uma significativa lista de publicações, não apenas sobre o problema, características e prejuízos causados pelo CCD, mas também sobre a polêmica sobre suas principais causas. O CCD é um dos principais temas dos últimos congressos internacionais de apicultura da Apimondia.

Paralelamente ao CCD, chama a atenção no Brasil a elevada incidência de mortes massivas de abelhas em diversos estados do país, com destaque para o estado de São Paulo.

Vista geral do Palais des Festival de Cannes - França
e placa com o tema da campanha: A publicidade tem
o poder de colocar fim ao massacre.

Estes casos envolvem tanto as abelhas africanizadas, como as abelhas sem ferrão e as solitárias, motivados principalmente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura, fato extremamente preocupante face ao elevado prejuízo que esses produtos químicos (pesticidas, herbicidas e acaricidas) causam aos apicultores e meliponicultores brasileiros, ao contaminarem as abelhas.

O declínio dos polinizadores e a morte massiva de abelhas era um tema pouco discutido, e ficava restrito ao universo dos apicultores e pesquisadores. A campanha veio trazer luz a um problema, que, em verdade, é de grande interesse de toda nossa sociedade e suas autoridades.

"La Publicité a le Pouvoir de Mettre Fin au Massacre" (A publicidade tem o poder de colocar fim ao massacre). Com este tema, o ACT RESPONSIBLE 2015 promoveu a reunião dos melhores trabalhos publicitários das grandes causas mundiais, ampliando o reconhecimento e a visibilidade mundial das campanhas ali premiadas.

As peças que compõem a campanha "Sem Abelha, Sem Alimento" vêm sendo divulgadas no Brasil em alguns dos principais veículos de comunicação nacional. Em Cannes foram assim inscritas:

Cartazes e display em exposição para votação

Aplicativo Bee Alert

a) Um vídeo institucional com a apresentação de todo o case da campanha e suas principais atividades, objetivos e resultados atingidos;

b) Cartazes com o tema "The Death of Bees is a Silent War" (A morte das abelhas é uma guerra silenciosa);

c) Um display com abelhas vivas para exposição em feiras e Shopping Centers, para chamar a atenção do público em geral para a devastação das áreas verdes;

d) O Aplicativo "BEE ALERT" (www.semabelhasemalimento.com.br/beealert), criado para o registro por geolocalização de ocorrências de morte massiva de abelhas. Em 1/7/2015, o Aplicativo registrou mais de 120 ocorrências com cerca de 12.500 colônias de abelhas eliminadas em apenas 14 meses, o que corresponde a mais de 900 milhões de abelhas mortas, principalmente pelos efeitos diretos de pesticidas.

Apesar da grande seriedade do problema, já denunciado inclusive com Petição entregue em 4/4/2015 no Ministério do Meio Ambiente e no IBAMA pelo Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, o problema continua em aberto, de tal forma que tanto os apicultores, como os meliponicultores brasileiros, continuam desamparados pelas autoridades nacionais e no aguardo de soluções.

Assim, esperamos que a presente premiação, que representa o reconhecimento público internacional da importância das abelhas para o homem e a natureza, principalmente por sua atividade de polinização, alerte e incentive as nossas autoridades à produção de políticas públicas de proteção às abelhas, coibindo com urgência o seu massacre e declínio.

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