Artigo

O enxame.

Radamés Zovaro - empresário apícola e Diretor Técnico da APACAME.

O enxame nada mais é do que uma família contendo a Rainha como a líder, as abelhas como as filhas e operarias e os zangões como filhos solteiros. É evidente que essa definição é simplória, porem a sua realidade é que esse conjunto se desenvolve durante algum tempo, em fazes bem definidas. Como qualquer ser vivo, nasce, se desenvolve, atinge a maturidade e, eventualmente morre.

É uma multidão de abelhas funcionando de uma forma altamente dinâmica, que se reduz em uma somatória de conjuntos que tem como resultado a produção. O seu controle é da maior importância para o resultado final.

Cabe ao apicultor o seu gerenciamento. Se houver entrada de alimentos, tudo bem, se não houver, o enxame não responde, e ai entra a importância do apicultor de encontrar meios para estabilizar e mantê-lo vivo.

A função do apicultor é vistoriar o apiário equalizando o seu desenvolvimento com alimentação artificial se for o caso, substituindo quadros antigos, velhos, escuros por quadros com cera alveolada, acompanhar o desenvolvimento da postura da rainha e substituindo se for o caso, enfim ter conhecimento de todo o movimento da colmeia, e consequentemente do apiário, além de ter um noção do que existe de vegetação em seu entorno, uma vez que a produção da colméia esta diretamente ligada ao potencial da colméia em termos de abelhas com idade de trabalhar no campo e as vegetações que florescem em determinadas épocas do ano.

O apicultor tem que ter uma noção do limite, muitas vezes o grande erro esta em aumentar demasiadamente o numero de colmeias. Gasta-se mais dinheiro alem de aumentar o trabalho, sem o resultado compensador da colheita do mel.

Cabe ao apicultor encontrar meios para evitar o desequilíbrio do apiário, perda de produtividade por ocasião das floradas, enxameação, baixo desenvolvimento na postura da rainha, excesso de zangões nas colmeias, etc., enfim procurar manter o apiário dentro de um padrão onde o apicultor não terá sérios problemas com traça, porque as colmeias estão fortes, não terá desgosto de perder enxames no inverno, porque elas estarão preparadas para enfrentar o frio, terá sim mais alegria com o aumento da produção e menos preocupação.

Lembre-se sempre: O grande apicultor não é aquele que tem o maior numero de colmeias, mas, sim o que tem o menor numero com maior produtividade per capata.

Retorna à página anterior