Artigo

Mamoninha-do-Mato
Mabea fistulifera Mart.

José Luciano Panigassi
Engº agrônomo, apicultor / meliponicultor
Coordenador Adjunto do Setor de Meliponicultura da APACAME
E-mail: jlpmelipona@hotmail.com

Com a intenção de incentivo aos apicultores e meliponicultores, para o cultivo e apreciação das plantas melíferas, visando a manutenção das abelhas em geral e, preservação da essências nativas da grande valor para a apicultura e meliponicultura, tenho a satisfação de apresentar a Mabea fistulifera Mart., a árvore que pinga néctar e que é uma excelente produtora de pólen também.

Pertence a família da Euphorbiacea, fazendo parte da nossa flora nativa brasileira.

Possui os nomes vulgares de : Mamoninha-do-Mato, Canudeiro, Café-Bravo, Raiz- de-Tiú, Canudo-de-Cachimbo.

É encontrada em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, é uma árvore de pequeno a médio porte, variando de 4 a 8 m de altura, com tronco de 20-30 cm de diâmetro, indicada para plantio em calçadas (Lorenzi).

Suas folhas são simples, glabras, membranáceas de 8 a 12 cm de comprimento (Lorenzi), de cor verde escuro intenso e muito brilhante, dando a impressão de serem lustradas.

A espécie é muito rústica, sem exigências a solos de qualidade, produz grande quantidade de sementes, que germinam muito bem no prazo de 20-40 dias, e até em menos tempo é possível presenciar, a germinação das plântulas.

A Mabea fistulifera Mart. produz uma exuberante e belíssima produção de néctar e pólen, é muito bonito observar de perto as gotas de néctar, que são produzidas em nectários extra florais, junto ao eixo dos cachos. É possível derramar o néctar nas mãos ou, em um recipiente qualquer e, sentir o seu sabor bem adocicado, muito agradável.

Uma interessante característica é que, durante a formação dos frutos (no caso as sementes); os nectários ainda permanecem fornecendo néctar em menor quantidade, durante quase a completa fase de maturação das mesmas, é possível notar a presença das abelhas pousando nas sementes e, sugando o alimento que ainda é fornecido.

O período de florescimento aqui em Pedreira-SP é de Março a Julho, se estendendo até a primeira semana de Agosto.

A Apis mellifera produz a partir do néctar da Mamoninha-do-Mato Mabea fistulifera Mart., um mel âmbar claro de sabor suave muito agradável.

Além das características apícolas especiais dessa árvore, muitos animais se alimentam de seu néctar e sementes também, nos motivando ecologicamente a cultivá-la ainda mais.

Nas minhas observações eu tenho presenciado a visitação das seguintes abelhas indígenas sem ferrão: Jataí Tetragonisca angustula, Mirim Plebeia sp., Borá Tetragona clavipes, Mandaguarí Scaptotrigona postica e, a Africanizada Apis mellifera, coletando: pólen e néctar, exceto a Jataí que só observei o seu trabalho, na coleta do pólen.

Agradeço a APACAME, por mais essa oportunidade de poder contribuir com a Mensagem Doce, divulgando aos colegas apicultores e meliponicultores, mais uma preciosidade da flora brasileira.

Fotos:


Retorna à página anterior