Notícia

Federações Apícolas da América Latina adotam aplicativo Bee Alert para notificação de morte de abelhas

Fonte: Conceito Comunicação - Laura Ravagnani

A primeira plataforma online para o registro das
ocorrências de desaparecimento ou perdas
de abelhas por geolocalização. Com
esta ferramenta apicultores e
pesquisadores em todo o mundo poderão
documentar e divulgar as ocorrências
deste fenômeno, provendo informações
importantes sobre a intensidade, local
da ocorrência e possíveis causas, dando a
todos a real dimensão do problema.-
www.semabelhasemalimento.com.br/beealert

o aplicativo Bee Alert recebeu a Medalha
de Prata no concurso de Inovações em
Apicultura, disputando com trabalhos de
vários países, no Congresso Internacional
da FILAPI - Federação Latinoamericana de
Apicultura - realizado no período de 3 a 6
de setembro.
Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/
noticias/10080 - Foto Eduardo Mendonça

Parceria foi firmada no início de setembro durante Congresso do setor realizado na Argentina e permitirá monitorar com mais detalhes a síndrome do desaparecimento das colmeias em todo o continente.

A campanha "Bee or not to be?" (www.semabelhasemalimento.com.br), iniciativa lançada a partir de Ribeirão Preto (SP) e de Mossoró (RN) para proteger as abelhas e combater a síndrome mundial de desaparecimento das colmeias, acaba de firmar um importante acordo durante o FILAPI - 11º Congresso Latino Americano de Apicultura, ocorrido em Puerto Iguazu, na Argentina, no início do mês. Durante o evento, federações apícolas de seis diferentes países - Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Cuba - anunciaram que vão adotar o Bee Alert, o aplicativo criado pela campanha "Bee or not to be?" para notificar e monitorar episódios de mortes ou perdas expressivas de abelhas nos apiários.

A partir de agora, o Bee Alert ganha efetivamente um apoio internacional e a chancela das principais federações latino americanas. O acordo pressupõe o compartilhamento de informações e o envolvimento de um grupo científico em cada país com a liderança do projeto pela equipe do Bee Alert, que apresentará os resultados coletivos deste trabalho durante o principal congresso mundial do setor, a Apimondia 2015, em Daejeon, na Coreia.

Além disso, o Bee Alert ainda ganhou no FILAPI a medalha de prata no concurso de Inovação Apícola do congresso, disputando com trabalhos de vários países avaliados de acordo com 13 requisitos. Primeira plataforma online por georeferenciamento que dimensiona o preocupante fenômeno de desaparecimento de abelhas, de fácil utilização, seguro e acessado por computador, smartphone ou tablet no endereço www.semabelhasemalimento.com.br/beealert, o Bee Alert foi muito aplaudido e bem recebido pelo público do congresso.

"Sem dúvida, conquistamos um resultado que dará ainda mais credibilidade e ajudará a difundir e estimular o uso do aplicativo", afirma o pesquisador da USP-RP Prof. Lionel Segui Gonçalves, uma das maiores autoridades em abelhas no Brasil e um dos responsáveis pela campanha "Bee or not to be?" e pelo Bee Alert. Ele também participou e foi homenageado no FILAPI com uma salva de prata pela contribuição na formação científica de pesquisadores argentinos que se dedicam às atividades em prol da apicultura do país, e também com uma menção honrosa e diploma, pela trajetória e compromisso no desenvolvimento da apicultura latino americana.

Bee or not to be?

A campanha "Bee or not to be?" é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores do CETAPIS/UFERSA (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte/Universidade Federal Rural do Semi-Árido), em parceria com a 6P Marketing & Propaganda. Foi lançada internacionalmente em outubro de 2013 em Kiev, na Ucrânia, durante o Congresso Internacional de Apicultura da APIMONDIA , com apoio da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura), USP, UFERSA, FILAPI, FAO e APIMONDIA. Tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das abelhas para a natureza e o homem, e também recolher assinaturas para uma petição online que visa a proteção das abelhas.  

Conceito Comunicação Laura Ravagnani
F.(16) 3515 0301 | Cel. 98132 1113
Centro Empresarial New Century
Av. Presidente Vargas, 2001 - Conj. 38
Ribeirão Preto - SP | CEP. 14020-260
www.conceitocomunic.com.br

Retorna à página anterior