Notícia

ALGUNS ASPECTOS DO XI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE APICULTURA, FILAPI-2014

Lionel Segui Gonçalves - USP/CETAPIS-UFERSA-Mossoró-RN
Dayson Castilhos: CETAPIS/UFERSA-Mossoró-RN

O XI Congresso Latinoamericano de Apicultura -FILAPI- 2014 realizado em Puerto àIguazu, Argentina, de 3 a 6/9/2014 teve aproximadamente 1300 participantes, envolvendo representantes de mais de 10 países da América Latina.

O congresso foi de alto nível técnico científico, tendo recebido mais de 350 trabalhos técnico-científicos apresentados na forma de Posters , Conferências, vários Simpósios, Mesas Redondas, cocktel de confraternização e uma concorrida Feira de Exposições Apícolas, bem como premiações dos trabalhos, inovações apícolas, concurso de mel e fotografias etc.

No referido Congresso o Brasil esteve representado oficialmente pelo Vice Presidente da CBA , Sr. Nésio de Medeiros e representantes da Comissão Científica. Em uma das assembléias da FILAPI foi aprovado o novo Estatuto da FILAPI e ficou decidido o apoio dos países membros da Federação na Campanha de Proteção às abelhas BEE O NOT TO BE lançada no Brasil pelo CETAPIS/UFERSA de Mossoró-RN e empresa 6P Marketing & Propaganda de Ribeirão Preto-SP, bem como a adoçao do Aplicativo eletrônico BEE ALERT que permite a todos os apicultores, meliponicultores e pesquisadores a registrar as ocorrências de morte ou desaparecimento das abelhas, num Mapa Mundi on line, pelo site: [www.semabelhasemalimento. com.br/Beealert].

No referido Congresso o aplicativo brasileiro BEE ALERT foi premiado com o Premio de Inovação com a Medalha de Prata. O Congresso transcorreu num clima de muita cordialidade e amizade tendo o Presidente da Federação FILAPI, o chileno Sr. Misael Cuevas Bravo , em seu discurso de encerramento, afirmado que a entidade saía do evento muito fortalecida e com o firme propósito de representar os paises membros e defender seus interesses apícolas junto a Federação Internacional de Apicultura, a APIMONDIA, informando finalmente que o próximo congresso da FILAPI será em julho de 2016, em Havana, Cuba.

Fotos do Congresso:


Retorna à página anterior