Congresso

20° Congresso Brasileiro de Apicultura realizado em Belem/PA nos dias 05 a 07/11/2014.

Radamés Zovaro
Diretor Tecnico da APACAME e Empresario apícola.

Bem, mais um Congresso de Apicultura a nível nacional foi realizado. Dos 20 que já foram realizados eu tive a felicidade de participar de 19 Congressos, cada um com sua característica, não só a nível de palestras, mas principalmente a nível de participantes ativos. O Brasil é muito grande e evidentemente cada região, cada estado tem suas características, porem de tudo isso o mais fantástico é que com todo o tamanho geográfico do nosso pais podermos nos entender e dialogar em uma única língua. Representantes de todos os Estados se fizeram presentes e a festa foi nacional. Foi a primeira vez que o Congresso de Apicultura a nível nacional foi realizado na região norte do Pais. A cidade privilegiada foi a de Belem no Estado do Para, uma cidade com 1,6 milhões de habitantes, com um transito já um pouco congestionado, tendo suas características especificas, porem já com alguns conjuntos bastante evoluídos como o local onde o Congresso foi realizado e o famoso conjunto denominado Docas, com ótimos restaurantes, lojas que transformou uma construção feita no inicio do século passado pelos Ingleses em um ponto de encontro de altíssimo nível dos moradores e de todos os visitantes á cidade, alem evidentemente da feira Ver -o - Peso, considerada a maior feira livre da America Latina.

Com relação ao Congresso em si, gostei do que vi e assisti. Primeiro fui palestrante em um Minicurso e uma Clinica com os temas: Produção de Cera Apicola e Beneficiamento de Cera Apicola respectivamente, com duração de 2 hora cada. Tive a oportunidade de assistir a varias palestras, porem a que mais chamou a atenção foi dada por Afonso Oderio Lima (CE) com o tema: Manejo de Melgueiras e o Aumento da Produtividade em Colmeias de Abelhas Africanizadas. O tema chamou a atenção de todos no Congresso, tanto é que a sala onde seria dada a palestra (80 lugares) foi transferida para uma sala com 250 lugares todos ocupados alem de muitas pessoas terem sentados no chão dos corredores para assistir a palestra, o que vem demonstrar que o manejo apícola é tema de interesse da maioria dos apicultores.

Infelizmente a baixa produtividade per capita por Colmeia tem um grande percentual do baixo conhecimento em praticas de manejo apicola ou falta do mesmo pelo apicultor no decorrer do ano.

Acredito que a comissão de Congressos da CBA deveria pensar em palestras com mais técnicas de manejo nos próximos eventos com a finalidade de melhorar a nosso percentual de produtividade

Com relação a palestra em si gostei, porem devemos salientar que o que esta sendo aplicado nos apiários dele no Ceará, não poderá ser praticado nos apiários instalados na região sul, sudeste e centro oeste, justamente por questões de problemas climáticos, que são muito diferentes dos existentes no nordeste, principalmente na região que foi citada. Ele foi muito feliz em informar essa situação. O Brasil é um pais muito grande com varias situações de clima, daí a importância de conhecer o manejo que deve ser aplicado em cada região.

Outro fato que chamou a atenção como sempre foi a feira com aproximadamente 30 stander, bem distribuídos e muito freqüentada pelos participantes.

O próximo Congresso em 2016 será realizado na cidade de Fortaleza/ Ceará e daqui a 4 anos na cidade de Joinvile-SC. Espero estar vivo para continuar a bater papo e aprender sempre com os amigos apicultores.

Retorna à página anterior