Congresso

O CONBRAPI ACONTECEU!

José Xavier Leal Neto - Presidente da FECAP/UNAMEL- Secretário Executivo da CBA

Prezados Apicultores do Brasil

De 05 a 08 de novembro do ano em curso, aconteceu, na cidade de Belém - Capital do Estado do Pará, o 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 6º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O ponto de encontro foi o ANGAR - Confortável Centro de Convenções da Amazônia.

O 20º CONBRAPI aconteceu e notabilizou-se principalmente pela forma. Prevaleceu o fortalecimento da comunicação interativa entre os participantes; prevaleceu a democratização e a participação dos congressistas nas discussões de temas de relevante importância para Apicultura Brasileira. Prevaleceu o respeito ao outro e finalmente prevaleceu o espirito de justiça a quem dela, de fato fazia jus. A homenagem ao Prof. Leonel foi um reconhecimento pela sua história de vida e a longa folha de serviços prestados à CBA e a Apicultura Brasileira. A Assembleia Geral da CBA mostrou o lema dessa Gestão "A CBA CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO", foi uma aula de democracia e maturidade para discutir os grandes e polêmicos temas, sem perder de vista o respeito às diferenças.

Inicialmente pode-se registrar com alegria a presença de Apicultores de todos os Estados do Brasil. Todos acolhidos de forma carinhosa e se sentindo a vontade. As 13:00 do dia 05 teve início a reunião itinerante da CSMel Nacional, sob o comando do seu novo Presidente, o ilustre 1º Vice Presidente da CBA e Presidente da Federação Apícola de Santa Catarina Nésio de Medeiros. As 18:00 ocorreu a abertura oficial do evento com auditório lotado - mais de 1.200 pessoas. Nessa oportunidade, a nova Diretoria da CBA apresentou-se à comunidade Apícola do Brasil, sob o comando do seu novo Gestor o Presidente José Soares de Aragão Brito - Presidente da Federação Apícola de Sergipe, já apresentando sinais claros de firmeza e maturidade na condução dos trabalhos, o que muito tranquilizou os Apicultores e Parceiros do Setor. Aragão Brito inspirou confiança dos Congressistas e sinalizou de forma natural o surgimento de um grande Líder a altura do que o Setor Apícola merece e precisa.

Outro diferencial deste Congresso foi a sua ocorrência pela primeira vez em vinte edições, na Região Norte do País. Certamente o Setor deverá colher desta experiência vivenciada nos 03 dias de Congresso e dos 04 anos de articulação que antecederam ao referido evento, motivação para dinamizar em todos os sentidos o crescimento da Apicultura da Amazônia. Somente a história poderá conferir o êxito total deste CONPRAPI. A atual Diretoria da CBA, há de buscar junto as Federadas e os Parceiros da Região, todo empenho no alcanço desses objetivos. Afinal uma das grandes missões da CBA é promover o crescimento, o desenvolvimento e a integração da Apicultura Brasileira. Essa é a vez do Norte. A CBA deverá realizar visita aos 07 Estados da região e identificar as demandas do Setor e, junto com as lideranças e parceiros promover ações que venham a contribuir para o desenvolvimento da Apicultura da Região Norte do País, sem perder de vista a Apicultura das demais Regiões do Brasil. O desafio da Gestão da CBA, é algo que nos impacta diante da responsabilidade para com os Apicultores do Brasil. Entretanto, temos nas Federações Apícolas de cada Estado e nas Associações de Apicultores filiadas a cada Federação, grandes Aliados e que certamente chegarão juntos quando da aplicação dos 12 Eixos Temáticos a serem operacionalizados nos próximos anos.

O fato é que chegamos ao fim do 20º CONBRAPI e ao nos despedirmos, queremos refletir em números o legado que este grande evento nos deixou: 1300 apicultores. Destes, 569 participaram dos Mini cursos e 400 das Clínicas Tecnológicas, além da participação em palestras. Aconteceram 09 Simpósios, 26 Conferências, 17 Minicursos e 18 Clinicas Tecnológica.

Quanto aos resumos apresentados, segundo a Presidente da Comissão Técno-Cientifica, Dra. Lídia Barreto, o presente Congresso pode ser brindado com um número recorde de 348 trabalhos científicos subdivididos em 10 áreas tematicas distintas, destacando-se as referentes à Qualidade dos Produtos das Abelhas; Flora e Polinização; Tecnologia de Processamento, essa, com maior número de trabalhos apresentados. Em uma breve leitura pode-se observar que de maneira geral as preocupações e dedicações da ciência neste evento nacional focou a qualidade dos produtos da colméia e a possibilidades da transformação da materia prima apícola e meliponícola, na indústria alimentícia, abrindo grandes oportunidades para novos destinos no uso dos produtos das abelhas.

A preocupação com a flora, e com a polinização são registradas pelos inúmeros trabalhos valorizando a principal missão desse importante "exercito" de insetos, responsáveis pela geração dos produtos que alimentam a humanidade.

A geração de emprego, renda e fixação do homem no campo também foi destaque dos diversos trabalhos apresentados que trouxe as bases científicas de sustentação nos tantos modelos de Desenvolvimento Sustentável apresentados, tornando rica e valorizada a tematica.

Outro tema tratado foi a Apiterapia que teve contemplado muitos de seus produtos com embasamentos cientifico, a partir dos tantos testes "ïn Vitro", dos diversos compostos identificados nos produtos da colméia aumentando a consistencia científica das inumeras informações originarias do impirismos e tradição cultural dos povos, conclui a Dra. Lidia. Parabenizamos a essa notável Pesquisadora com alma de Extencionista, pelo brilante desempenho.

A CBA agradece aos nobres Presidentes de Federações Apícolas dos Estados e por extensão, aos Apicultores e Meliponicultores do Brasil presentes ao 20º CONBRAPI; aos Pesquisadores em nome da Dra. Lídia Barreto - Presidente da Comissão Cientifica, aos Técnicos, Empresários, Parceiros Institucionais e Parceiros Consumidores dos nossos produtos Apícolas. Na oportunidade, queremos fazer um agradecimento todo especial a duas personalidades que foram determinantes para a realização do evento: ao Dr. Carlos Xavier, líder inconteste e digno Presidente da FAEPA e ao Eng.º Agrônomo e Presidente da FAPIC, o nosso colega Gerson Moraes. Em nome desses Lideres, queremos agradecer a todos habitantes da Amazônia, pela acolhida que será eternizada em nossas mentes e em nossos corações.

Em meu nome e em nome do Presidente da CBA - Aragão Brito, convidamos a todos a estarem presentes em 2016, para juntos, realizamos o 21º CONBRAPI, na Bela Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção - Capital do querido Estado do Ceará.
José Xavier Leal Neto
Presidente da FECAP/UNAMEL
Secretario Executivo da C B A

Retorna à página anterior