Congresso

REPORTAGEM SOBRE O CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA DE 2014 EM BELÉM DO PARÁ: TENSÃO, RECUPERAÇAO E VITÓRIA DA APICULTURA BRASILEIRA.

Por LIONEL SEGUI GONÇALVES1 e DAYSON CASTILHOS2
1 e-mail: lsgoncal@ffclrp.usp.br
2 e-mail: dayson.castilhos@oi.com.br

Felizmente realizou-se de 5 a 8 de Novembro, pela primeira vez no Norte do Brasil, em Belém do Pará, o tão esperado CONBRAPI 2014, 20o. Congresso Brasileiro de Apicultura, 6o. Congresso Brasileiro de Meliponicultura e Expoapi - Feira de Negócios, eventos que tiveram como lema a Sustentabilidade, Tecnologia e Mercados.

A bela, agradável e hospitaleira cidade de Belém, situada na Amazônia brasileira sediou, no seu moderno Centro de Convenções e Eventos -Hangar, o mais importante evento apícola brasileiro, reunindo em suas amplas e confortáveis instalações mais de 15 delegações, totalizando aproximadamente 2000 apicultores, meliponicultores, expositores, pesquisadores, empresários, autoridades e amantes das abelhas, provenientes de todos os recantos de nosso querido território nacional.

Apesar das seríssimas dificuldades, das mais diversas ordens, enfrentadas pela Comissão Organizadora do CONBRAPI 2014 e pela recém eleita Diretoria da CBA - Confederação Brasileira de Apicultura, face aos problemas políticos ocorridos durante o ano de 2014, o que quase inviabilizou a realização do evento devido ao cancelamento do uso do Centro de Convenções Hangar a aproximadamente 10 dias antes da inauguração do Congresso, o evento finalmente se realizou. Felizmente a garra hercúlea e o dedicado empenho da referida Comissão Organizadora, liderada pelo Presidente do Congresso, Eng. Gerson de Morais e do novo Presidente da CBA , Sr. José Soares de Aragão Brito, apoiado pelos membros de sua Diretoria e Comissão Científica, permitiram a realização de um agradável e concorrido congresso de apicultura e meliponicultura, rico de informações e inovações do mais alto nível técnico-científico.

A organização e rica programação do evento permitiu a todos uma agradável convivência, aprendizado, discussões sobre os mais variados temas da apicultura e meliponicultura e harmonioso congraçamento de todos os participantes os quais foram brindados inclusive com contagiantes demonstrações de danças de carimbó no recinto da feira. Além das atividades técnico científicas desenvolvidas no evento destacamos dois importantes eventos, a realização no dia 5/11/14 às 14h da reunião itinerante da Comissão setorial do Mel do MAPA, liderada pelo 1o. Vice-Presidente da CBA e Presidente da Federação Apícola de Santa Catarina, Sr. Nésio de Medeiros, seguida da Sessão de Abertura do Congresso às 18h do mesmo dia, e um dia antes do encerramento do evento, a realização da importantíssima e histórica Assembleia Geral da CBA, que sob forte tensão, por votação dos Presidentes das Federações, decidiu, por unanimidade, pela saída da CBA como membro da recente Associação Abelha, na qual havia sido incluída em meados de 2014, pelo ex-Presidente da CBA, como uma de suas entidades fundadoras.

Nos estatutos da Associação a CBA figura ao lado de uma empresa vendedora de defensivos agrícolas altamente tóxicos às abelhas, aplicados no combate a pragas da agricultura, fato que demonstra a incompatibilidade de objetivos das duas entidades.

Esta decisão histórica da CBA recupera a sua importantíssima autonomia no sentido de defender e lutar pelos reais interesses da apicultura e meliponicultura brasileira.

O CONBRAPI 2014, além de ter proporcionado um importante legado político acima relatado, fato que representa uma recuperação da tranquilidade pela nova Diretoria e Comissão Científica da CBA e uma marcante vitória de todos os representantes das Federações da CBA, apresentou as seguintes atividades desenvolvidas ao longo do evento: 9 Simpósios, 26 Conferências, 17 Minicursos com mais de 500 participantes, 18 Clínicas Tecnológicas com 400 assistentes, Sessão de apresentação de Posters de 348 trabalhos técnico-científicos de pesquisadores representando 43 Instituições de pesquisa brasileiras como Embrapa (Meio Norte, Oriental, Pantanal e do Semi-Árido), além de 5 Institutos Federais e 33 Universidades Estaduais ,Federais e Particulares.

Os trabalhos apresentados abrangeram 10 áreas temáticas da apicultura (77% dos trabalhos) e meliponicultura (23% dos trabalhos) distribuídos nas áreas de Biologia, Comportamento e Melhoramento de abelhas, Biodiversidade, Apiterapia, Boas práticas e segurança no trabalho com abelhas, com destaque para as áreas de Qualidade e Processamento dos produtos das abelhas, Flora e Polinização, Tecnologia Apícola e Apiterapia. Além das atividades educacionais (cursos, conferências, posters, etc.) houve uma concorrida Feira de Negócios e Produtos Apícolas (EXPOAPI) com mais de 30 estandes distribuídos em uma área climatizada de 1.500m2 dotada de internet, praça de alimentação com restaurantes e caixas eletrônicos à disposição do público.

Face a importância principalmente dos apicultores e meliponicultores brasileiros, que se deslocaram de quase todos os Estados brasileiros e aos quais os organizadores do congresso, conferencistas e pesquisadores dedicaram suas contribuições, foram também realizados Concursos entre os participantes inscritos nas categorias de Mel, Pólen, Melhor Invento, Melhor Rótulo, Fotografia e Estande mais bonito, com premiações nas distintas categorias.

Destacamos também, durante a realização do CONBRAPI, o importantíssimo apoio da Presidência do Congresso e da Diretoria da CBA à Campanha Brasileira de Proteção às Abelhas, BEE OR NO TO BE (website: www.semabelhasemalimento.com.br), de abrangência internacional, que contribui para a defesa das abelhas em geral, do meio ambiente e a conscientização de todos sobre o sumiço e a importância das abelhas para a humanidade.

O CONBRAPI 2014 destacou-se pelo grande interesse dos participantes na aquisição de novos conhecimentos constatado pela significativa presença dos mesmos tanto nos minicursos como nas clínicas tecnológicas e conferências cujas salas estavam sempre com excelente público presente.

Os principais temas abordados em geral convergiram com destaque para o incentivo da melhoria da qualidade dos produtos das abelhas e das tecnologias de manejo das colmeias, segurança, higiene dos produtos, saúde das abelhas e aprimoramento no processamento e embalagens dos produtos das abelhas face às exigências cada vez maiores do mercado nacional e internacional.

Houve destaque no Congresso de muitos pesquisadores chamando a atenção para a valorização das atividades de polinização das plantas de interesse econômico pelas abelhas as quais precisam ser defendidas e preservadas. Sabe-se que 70% das plantas produtoras de alimentos dependem das abelhas. Face ao declínio mundial dos polinizadores, em especial das abelhas devido a várias causas, porém com destaque ao uso indiscriminado de pesticidas causadores atualmente de elevado índice de morte das abelhas no mundo o que já vem colocando em risco a produção de alimentos para a humanidade.

No ato de encerramento do CONBRAPI 2014 a Comissão organizadora e a Diretoria da CBA, além de agradecerem a todos os que colaboraram para a realização do evento, realizou várias homenagens públicas com Certificados de Honra ao Mérito a várias pessoas que se destacaram com suas atividades em prol da apicultura e meliponicultura brasileira, bem como à organização do congresso, destacando-se entre eles, o Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, segundo palavras do Presidente Aragão, em reconhecimento pela sua história de vida e a longa folha de serviços prestados à CBA, o Eng. Gerson de Morais, Presidente da FAPIC e do CONBRAPI 2014, pelo seu maravilhoso e dedicado empenho na organização do Congresso e ao Dr. Carlos Xavier, líder inconteste e Presidente da FAEPA pelo seu significativo apoio político e administrativo garantindo a realização do Congresso, além de outras homenagens, inclusive ao mais jovem e ao mais experiente apicultor presente ao evento. A seguir foram anunciados os vencedores dos concursos públicos para o recebimento de seus certificados. Para finalizar a cerimonia de encerramento do Congresso o Presidente da CBA, Sr. José Soares de Aragão Brito, convidou o Presidente do CONBRAPI 2014, Eng. Gerson de Morais para passar ao Eng. José Xavier Leal Neto, Presidente da FECAP/UNAMEL, Secretário Executivo da CBA e Presidente do próximo Congresso Brasileiro de Apicultura a ser realizado em Fortaleza - CE, CONBRAPI-2016, a faixa com a medalha da CBA, honraria tradicionalmente entregue no encerramento de cada Congresso Brasileiro de Apicultura.

Finalmente o Sr. Presidente da CBA informou aos presentes que os Certificados de participação e os Anais do CONBRAPI 2014 serão disponibilizados no site do CONBRAPI a partir de 27 de Novembro de 2014, e ao agradecer a presença de todos, o Presidente José Soares de Aragão Brito deu por encerrado o maior e mais importante evento apícola brasileiro de 2014.

Fotos do evento:

Retorna à página anterior