Atividade

REUNIÃO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA - CBA COM MELIPONICULTORES

Ricardo Costa Rodrigues de Camargo - Diretor de Meliponicultura - CBA

Vista parcial dos participantes na reunião que contou com a presença do presidente
da CBA, o Sr. Aragão Brito que, na abertura dos trabalhos, e reforçou os compromissos
assumidos pela nova gestão junto à Meliponicultura.
Carta Aberta aos meliponicultores brasileiros.

Prezados Meliponicultores e amantes das abelhas de todo o Brasil.

É com grande satisfação que entro em contato com todos, por meio desse grande veículo de comunicação que nosso setor dispõe, para informar sobre algumas recentes conquistas da Meliponicultura Brasileira.

Durante o XX CONBRAPI e o XI Congresso Brasileiro de Meliponicultura realizado na acolhedora cidade de Belém-PA, alguns dos mais antigos pleitos da Meliponicultura nacional foram atendidos junto à Confederação Brasileira de Apicultura - CBA, fruto já do direcionamento dado pela nova Gestão da CBA.

Inserido na programação oficial do evento tivemos a realização de uma reunião direcionada aos meliponicultores, que contou também com a presença de entidades representativas de nosso setor e de representantes da pesquisa, ensino e extensão e principalmente do setor produtivo. O objetivo desse encontro era o da escolha de um representante nacional da Meliponicultura junto à nova gestão da CBA, como parte de algumas demandas do setor apresentadas ao novo presidente, o Senhor José Soares de Aragão Brito, assim que a transferência de cargo foi oficializada.

Esse antigo pleito de nosso setor se baseia na consideração da Meliponicultura de forma mais incisiva por parte da CBA e se refletiria na criação de uma "Diretoria" de Meliponicultura, com a devida inserção no organograma da entidade. O atendimento desse pleito demonstraria que a nova Diretoria da CBA entende que a Meliponicultura merece ter um tratamento adequado no âmbito da Confederação e que a "nova" CBA deseja realmente representar esse setor em cunho de igualdade com sua irmã "Apicultura", considerando suas características próprias e diferenças organizacionais.

Outro pleito da Meliponicultura nacional é que, por meio da consideração do desejo das bases, a nova gestão da CBA promova as devidas adequações em seu estatuto, para que passe a ser denominada de "Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura" - CBAM.

Considerando que esse caminho já possa estar sendo trilhado quando em Assembléia ordinária da CBA realizada durante a programação desses eventos, foi decidido que a nova versão da carteira de vinculação a entidade, após o término do estoque atual, que apenas considera a figura do "apicultor", passará a conter a denominação de "criador de abelhas", indicando as categorias possíveis, apicultor e meliponicultor ou ambos.

Considerando esses pleitos e a partir das premissas da democracia e da transparência dos processos, que a nova gestão tem se comprometido, uma das primeiras ações administrativas da nova Diretoria, foi o envio de um ofício a todos os presidentes das Federações afiliadas à CBA, para que indicassem seu representante regional da Meliponicultura, para que na reunião já agendada para Belém, esses representantes iriam escolher seu representante nacional junto à gestão da CBA.
Dessa forma, na reunião, que contou com a presença do presidente da CBA, o Sr. Aragão, em explanação de abertura dos trabalhos, reforçou os compromissos assumidos pela nova gestão junto à Meliponicultura. Na sequência, foram identificados os estados representados na reunião e a presença dos respectivos representantes regionais, que ao serem escolhidos em suas bases, dentro de um processo democrático e transparente, teriam assim o respaldo oficial para estarem habilitados a concorrer ao novo cargo que seria criado. Nesse sentido, a secretária de comunicação da CBA, meliponicultora e diretora da AMESAMPA e da FAAMESP, a Senhora América Freitas da Mota, relatou aos participantes sobre o processo que havia ocorrido para a escolha dos representantes regionais e de todos os contatos realizados junto as Federações para o envio de suas indicações. Em seguida o Presidente da CBA colocou de forma clara e direta as suas determinações em relação à criação dessa nova Diretoria, indicando o perfil desejado da pessoa que irá assumir essa função. Dessa forma, o Sr. Aragão reforça a necessidade de que essa pessoa tenha uma postura pró-ativa e demonstre capacidade de realizar um trabalho compartilhado e articulado com toda a gestão e que não aceitará que essa nova Diretoria seja usada apenas como "balcão" de críticas e de identificação de problemas.

Sendo assim, após essas colocações do nosso Presidente procedeu-se com a indicação dos candidatos, que estariam habilitados e na sequência aqueles candidatos que se posicionaram favoráveis em assumir esse grande desafio, imposto pela enormidade de gargalos e entraves que a meliponicultura brasileira enfrenta, apresentaram brevemente suas propostas de trabalho.

Após essa apresentação, os presentes, em eleição direta e aberta, escolheram a minha pessoa, representante do Estado de São Paulo (FAAMESP) como Diretor e o Senhor Carlos Alberto Bastos da APIDF do Distrito Federal como Vice-Diretor para compor, em sua primeira formação, a nova "Diretoria de Meliponicultura" da CBA.

Dessa forma, dando continuidade ao longo e incessante trabalho, que venho trilhando em outros ambientes e fóruns, como Vice Presidente da Associação dos Meliponicultores do Estado de São Paulo (AMESAMPA), Consultor Especial da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e dos Produtos Apícolas (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA), que por nossa iniciativa passou a ter uma representação específica da Meliponicultura em sua formação e como Presidente da recém reformatada "Câmara Setorial dos Produtos Apícolas" junto a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo, reafirmo meu compromisso com a Meliponicultura nacional, no sentido de contribuir para colocá-la no lugar que merece e na luta para a eliminação dos principais gargalos que travam seu desenvolvimento!

Todavia, aproveito o espaço gentilmente cedido, para reforçar o que foi dito e colocado aos presentes nessa reunião durante o CONBRAPI, de que nada farei sem a participação de todos aqueles interessados no desenvolvimento de nosso setor e não conseguiremos vencer tantos desafios, se nossa categoria não se unir em torno de valores, como o respeito ao próximo, a solidariedade, com posturas individuais e coletivas, que busquem a união e a construção coletiva. Estamos vivendo um momento único na história da Meliponicultura brasileira e, portanto, devemos aproveitar esse momento a nosso favor, fazendo de nossa enorme diversidade, não só biológica, mas humana e cultural, uma vantagem e não um empecilho para o trabalho coletivo. Ao refletir sobre os inúmeros desafios que esses queridos e poderosos seres já enfrentaram em seu longo processo evolutivo e em particular aos que vêm enfrentando principalmente agora, nesse "segundo" do relógio da vida de nosso planeta, pois o homem infelizmente, pela sua ganância e perda dos "verdadeiros" valores, vem a partir de suas ações consumistas e individualistas, comprometendo a existência não só das abelhas, como dos polinizadores em geral e assim colocando em risco a vida dele próprio e de todos os seres vivos... Assim, podemos destacar que a superação de tamanhos desafios por esses diminutos, mas grandiosos seres, só foi possível pelo trabalho organizado, abnegado e solidário!

Assumamos assim, que sem "trabalho árduo" as conquistas não virão... nada nos será "dado", temos que "conquistar" aquilo que desejamos!

E assim façamos de nossas queridas "abelhas" nosso exemplo de trabalho solidário e coletivo visando um bem comum e dessa forma, que nosso compromisso na preservação desses fabulosos e iluminados seres, nos tragam também a igualdade, a fraternidade, a justiça social e a valorização de nossas riquezas culturais e naturais, em especial das queridas abelhas nativas e dos meliponicultores de nosso país!

Em breve estaremos nos comunicando via CBA, com todos os meliponicultores do Brasil, no sentido de darmos início a essa nova fase de organização e valorização de nossa tão abençoada atividade.

Um abraço fraterno a todos.

Ricardo Costa Rodrigues de Camargo

Diretor de Meliponicultura - Confederação Brasileira de Apicultura (e que no futuro próximo também seja de Meliponicultura...)

Retorna à página anterior